Akad apoiará segurados em projetos de neutralização de carbono

Em projeto piloto recém-concluído, seguradora auxiliou a Cootrasul a compensar 500 toneladas de CO₂ da operação logística da cooperativa
Redução das emissões de carbono

Reconhecida por sua expertise em seguro de transportes, a Akad Seguros deu um importante passo rumo a uma operação mais sustentável.  Em parceria com a Marsh, a seguradora concluiu recentemente um projeto piloto para apoiar seus clientes na neutralização das emissões de carbono. A iniciativa beneficiou a Cooperativa de Transportes do Sul (Cootrasul), permitindo a compensação de 500 toneladas de CO₂ geradas pelo transporte rodoviário de cargas.

Especializada na movimentação de contêineres e operações logísticas nos principais portos do sul do Brasil, como Itajaí, Paranaguá e Itapoá, a Cootrasul tem, desde 2015, um histórico de atuação alinhada à sustentabilidade. Entre suas ações destacam-se a reciclagem e o descarte correto de resíduos tóxicos. Agora, a cooperativa reforça seu compromisso ambiental ao adotar a compensação de carbono como parte de sua estratégia ESG (ambiental, social e governança).

A compensação de emissões no mercado voluntário de carbono é realizada por meio da compra de créditos vinculados a iniciativas de preservação ambiental. Essas ações incluem o plantio de árvores, o uso de fontes de energia renovável e o combate ao desmatamento, promovendo um impacto positivo no enfrentamento das mudanças climáticas.

“O projeto de compensação de carbono apresentado pela Akad e pela Marsh veio ao encontro das nossas preocupações com a preservação ambiental”, afirma Silvio Percio, presidente da Cootrasul. “Essa iniciativa reforça nossa responsabilidade com o meio ambiente e nos posiciona como um player alinhado às melhores práticas ESG, algo cada vez mais valorizado pelo mercado”, completa o executivo.

O desenvolvimento técnico do projeto foi conduzido pela goFlux, plataforma digital recomendada pela Akad e pela Marsh. A startup utiliza tecnologia avançada para calcular e compensar emissões de CO₂ no transporte de cargas. No caso da Cootrasul, as 500 toneladas de carbono foram compensadas por meio de 500 VCUs (Unidades Verificadas de Carbono) oriundas do projeto da Usina Hidrelétrica Barra Grande (BAESA), a maior iniciativa brasileira registrada no padrão internacional Voluntary Carbon Standard (VCS).

“É inspirador colaborar com parceiros e clientes que compartilham nosso propósito de unir inovação e sustentabilidade”, afirma Mariana Miranda, Head de Marketing e Vendas da Akad. “Nosso objetivo vai além da comercialização de seguros. Queremos ser facilitadores de projetos que gerem valor para os negócios e um impacto positivo para a sociedade”, conclui a executiva.

Com a conclusão deste projeto piloto, a Akad reforça seu compromisso em oferecer soluções que atendam não apenas às necessidades de seus segurados, mas também às demandas ambientais e sociais de um mercado cada vez mais atento à sustentabilidade.

Crédito foto:

Freepik

Crédito texto:

DC Comunicação

Publicado por:

Picture of Bruna Nogueira

Bruna Nogueira