Acervo Histórico da MAG Seguros Recebe Reconhecimento da UNESCO

Histórico da companhia é reconhecido como Memória do Mundo para América Latina e Caribe
Livros antigos

A MAG Seguros, empresa especializada em vida e previdência com 189 anos de atuação ininterrupta, foi reconhecida como Memória do Mundo para América Latina e Caribe (MoWLAC), pelo Comitê do Programa Memória do Mundo da UNESCO para a América Latina e o Caribe, por seu acervo ‘Atas Históricas da MAG Seguros’ com memórias datadas desde 1835. A coleção descreve a construção da história e o desenvolvimento da previdência no Brasil em 142 anos (1835 a 1977) e apresenta desde as primeiras decisões tomadas até as dificuldades enfrentadas, já naquela época, com as tentativas de fraudes e todo o desenrolar do surgimento de um projeto de amparo social.

A 24ª reunião do Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoWLAC) aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro, em Philipsburg, Saint Martin. Durante o encontro, foram analisadas as candidaturas de 14 países para o programa Memória do Mundo. Dentre as candidaturas apresentadas pelo Brasil neste ano, somente duas conseguiram o reconhecimento como MoWLAC, a coleção das ‘Atas Históricas’ da MAG Seguros e o Acervo de Luiz Gama, articulador da liberdade das pessoas escravizadas.

Em 2017, a seguradora recebeu o reconhecimento nacionalmente, através do MoW Brasil, pela UNESCO como Patrimônio Documental da Humanidade, por sua coleção ‘Atas de Diretoria’. O reconhecimento pelo comitê da América Latina e Caribe, através do MoWLAC, considera que a coleção da MAG tem importância para a preservação da história de toda uma região, são registros da memória coletiva de toda a sociedade da América Latina e Caribe.

Criado nos anos 2000, o Comitê do Programa Memória do Mundo da UNESCO para a América Latina e o Caribe (MoWLAC) integra o programa Memória do Mundo da Unesco, existente desde 1992, com o objetivo de preservar e conservar o patrimônio documental da humanidade. Desde a criação do MoWLAC, o Brasil conseguiu inclusões como: ‘A coleção de fotos de D. Pedro II’; o ‘Fundo do Oscar Niemeyer’ e os documentos relativos às viagens mundiais do Imperador D. Pedro II, entre outros.

Crédito foto:

Freepik

Crédito texto:

Fala Criativa

Publicado por:

Picture of Bruna Nogueira

Bruna Nogueira