Odete Queirós destaca perfil do consumidor 5.0 e riscos emergentes em Porto Alegre

De forma interativa, ela convidou os presentes a refletirem sobre como lidar com riscos emergentes.

O Workshop Novas Soluções para Corretores foi realizado na tarde de segunda-feira, 15 de setembro, no Auditório HP do Tecnopuc, em Porto Alegre (RS). O encontro teve como objetivo apresentar novidades em produtos, serviços e soluções, promover capacitação em vendas, atendimento e tendências de mercado, além de fortalecer o relacionamento com os corretores regionais.

Dentro da programação, a head de parcerias da Akad Seguros, Odete Queirós, conduziu a palestra “Seguro RCF-V | Segundo Risco – Tendências de mercado: Novos Riscos”. De forma interativa, ela convidou os presentes a refletirem sobre como lidar com riscos emergentes.

Quero que vocês interajam, vamos fazer um bate-papo. Quais são esses riscos? Como me preparo? O que precisamos aprender? Essa troca de conhecimento é o que faz nosso mercado crescer, porque o setor de seguros é essencial para a sociedade. E como trabalhamos esse modelo de transferência de riscos?”, questionou.

Ao explicar a proposta do Seguro RCF-V 2º Risco, Odete destacou a importância de um gerenciamento adequado e o papel estratégico do corretor.

Por que o cliente contrataria uma apólice com um limite elevado, primeiro risco, se a probabilidade de ocorrência é menor? O que podemos trazer com isso é um gerenciamento de risco mais elevado para o cliente. Outro ponto: fizemos uma parceria estratégica com a ForFamily, justamente para aprender e crescer juntos na comercialização de apólices especializadas. É um mercado pouco explorado dessa forma. Geralmente, se compara um milhão, dois milhões de reais, mas qual a real probabilidade de isso acontecer? É menor, mas é preciso se precaver. O corretor é o consultor do cliente, é quem aporta valor à relação, traduz o aspecto técnico que o cliente não domina. Esse é o papel central do profissional”, ressaltou.

 

Cenário de mudança

A executiva também abordou o atual contexto de transformação tecnológica, social e econômica, destacando o impacto direto desses fatores no setor.

A tecnologia é meio, não é nem o começo nem o fim. Ela transforma as jornadas. Mas precisamos continuar entendendo quem são nossos clientes, seu comportamento e quais riscos enfrentam. A economia também passa por transformações constantes, influenciada por guerras e questões políticas globais. Como reagimos a tudo isso? Muitos problemas que enfrentamos hoje nem existiam há 15 anos”, provocou.

Entre os exemplos, citou ameaças ambientais e climáticas, escassez de recursos naturais, perda da biodiversidade e impactos na cadeia de suprimentos, além dos desafios da transição energética. No campo tecnológico e cibernético, destacou ataques sofisticados, roubo de identidade, fraudes digitais e os novos dilemas trazidos pela inteligência artificial.

 

Consumidor 5.0 e a personalização

Odete também falou sobre o perfil do consumidor 5.0, que é hiperconectado, omnichannel, exigente e informado. “Ele busca personalização, valoriza a tecnologia quando aliada à humanização e espera soluções adaptadas às suas necessidades, não apenas baseadas em preço”, explicou.

O Workshop reforçou a necessidade de inovação e abriu espaço para discussões relevantes sobre os ameaças emergentes e o futuro da atuação dos corretores.

Crédito foto:

Filipe Tedesco

Crédito texto:

Fernanda Torres

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS