Solaris Corretora de Seguros compartilha experiência de sucessão familiar durante a 5ª Maratona da Inovação

Corretora apresentou sua trajetória marcada pela tradição, expansão e, principalmente, pela profissionalização da gestão.

Com mais de cinco décadas de atuação, a Solaris Corretora de Seguros foi um dos destaques do painel Cases de Sucesso – Sucessão Familiar, durante a 5ª edição da Maratona da Inovação em Seguros. Representada por Luiz Felipe Fortuna, diretor administrativo e operacional, a corretora apresentou sua trajetória marcada pela tradição, expansão e, principalmente, pela profissionalização da gestão.

Fundada em 1970 na cidade de Antônio Prado (RS), a Solaris nasceu como um escritório de serviços múltiplos e evoluiu, ao longo dos anos, para se tornar uma corretora de seguros com atuação sólida e em expansão. A sucessão familiar foi um marco nesse processo. Em 2010, a entrada da segunda geração trouxe decisões estratégicas, como a abertura da filial em Porto Alegre e o foco exclusivo no mercado de seguros.

Percebemos que era o momento de profissionalizar a gestão e definir claramente os papéis dentro da empresa. Contamos com consultorias externas que nos ajudaram a organizar processos, separar o que é negócio e o que é família, e estruturar a sucessão de forma clara e transparente”, destacou Luiz Felipe.

Atualmente, a Solaris é conduzida por Luiz Felipe e seu irmão Marco Fortuna, com a supervisão institucional do fundador, Laureano Fortuna. O modelo adotado garantiu harmonia familiar e clareza na condução da empresa, fortalecendo não apenas o patrimônio, mas também a perenidade do negócio.

Não é preciso ser uma grande corporação para profissionalizar uma empresa familiar. Definir processos, regras e responsabilidades é essencial para proteger tanto a família quanto o valor da empresa. Esse foi um dos maiores aprendizados que tivemos”, reforçou o executivo.

Com planejamento estratégico definido para os próximos cinco anos, a Solaris segue firme em sua missão de crescer de forma estruturada, mantendo o legado de 55 anos e preparando o terreno para as futuras gerações.

Crédito foto:

Igor Bandera

Crédito texto:

Helena Toniolo

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS