A Porto foi reconhecida pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Igualdade Racial, iniciativa que valoriza empresas que adotam políticas afirmativas e promovem a equidade étnico-racial no mercado de trabalho. A certificação reconhece instituições que implementam ações direcionadas à população negra e contam com, ao menos, 20% de pessoas negras contratadas em diferentes níveis hierárquicos.
“Receber o Selo de Igualdade Racial evidencia o compromisso da Porto em promover oportunidades reais e equitativas, além de fortalecer nosso papel como agente de transformação social. Acreditamos que diversidade e inclusão são pilares essenciais para uma companhia que deseja evoluir de forma sustentável e representativa”, afirma Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.
O Selo também reconhece o impacto de programas estruturados que a Porto já desenvolve ao longo dos últimos anos, entre eles:
A evolução da agenda étnico-racial da Porto também se reflete em seus indicadores internos. A companhia conta hoje com mais de 4 mil colaboradores negros, atuando em diversas áreas e níveis hierárquicos. Desse total, 25% ocupam posições de liderança, demonstrando o avanço da empresa na construção de estruturas mais equitativas.
Programas de desenvolvimento e equidade
Desde 2021, a Porto avança em sua jornada de diversidade e inclusão por meio do programa Juntos, que impulsiona discussões, mentorias e grupos de afinidade dedicados a gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e gerações. Essas iniciativas reforçam a ambição da empresa de criar um ambiente cada vez mais representativo, humano e alinhado às expectativas da sociedade.
Neste ano, a Porto anunciou e destacou durante a COP 30 sua estratégia de sustentabilidade, denominada Regenera. O movimento estrutura compromissos públicos de longo prazo em quatro pilares estratégicos: Valorização do Capital Humano e Impacto Social; Estratégia Climática e Circularidade; Produtos e Soluções Sustentáveis; e Engajamento da Cadeia de Valor. Entre as metas estabelecidas até 2030, está o investimento de R$ 40 milhões em projetos sociais, culturais e esportivos, além de alcançar 30% de pessoas negras e 50% de mulheres em cargos de liderança – metas que reforçam e ampliam sua agenda de diversidade, equidade e inclusão.
Ainda em novembro, Mês da Consciência Negra, a Porto intensificou suas iniciativas de sensibilização e desenvolvimento, com ações internas. Entre as iniciativas, teve-se uma palestra com a futurista e executiva Grazi Mendes, dentro do Afro Horizontes abordando como a produtividade e a gestão do tempo podem ser ferramentas de empoderamento, fornecendo estratégias práticas que consideram os desafios específicos dessa jornada profissional. Em outra frente, a companhia realizou no Teatro Porto o “Potencias Day”, evento que reuniu grandes talentos negros da comunicação, música e publicidade, como Deh Bastos, Barbara Brito, M.M Izidoro, Zé Ricardo, Péricles e Rael. O debate foi focado em impulsionar o universo da publicidade e do entretenimento de forma mais inclusiva e diversa no Brasil.
A agenda contemplou ainda o “Samba de Dandara”, um projeto musical de empoderamento que visa exaltar mulheres sambistas, compositoras e intérpretes. A iniciativa foi apresentada internamente, em duas sessões especiais para colaboradores durante o horário de almoço. Além disso, no Teatro Porto teve o espetáculo teatral “E Vocês, Quem São?”, dirigido e estrelado por Samuel de Assis. A peça propõe uma releitura da história brasileira sob a ótica de raça, gênero e classe. Reforçando a conexão com o mercado e a inovação, a Porto também contou com a presença da executiva Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money e especialista em tecnologia, que participou da Semana de Segurança da Informação da empresa.
Crédito foto:
Crédito texto:
Publicado por:
Desde 1999, nos dedicamos a disseminar informação segura, inteligente e de alta qualidade para o mercado de seguros. Nossa missão é ser a voz e a imagem de um setor essencial, que desempenha um papel crucial na proteção e no planejamento das vidas das pessoas.
Com compromisso e credibilidade, trabalhamos para conectar profissionais, empresas e consumidores, promovendo uma compreensão mais ampla e acessível sobre a importância dos seguros. Nosso objetivo é não apenas informar, mas também inspirar e fortalecer a confiança em um mercado que impacta diretamente a segurança e o bem-estar da sociedade.
JRS.Digital
CNPJ – 41769103000106
Endereço:
Av. Diário de Notícias, 200 – 1.406
Cristal, Porto Alegre (RS)
CEP: 90810-080
Telefone:
(51) 98140-0475 | (51) 99314-9970
Conteúdo e pauta:
redacao@jrscomunicacao.com.br
Comercial:
julia@jrscomunicacao.com.br
Desenvolvido por B36 Marketing | Todos os Direitos reservados JRS.DIGITAL