Seguro Sem Mistério: Ramos Advogados une tradição, tecnologia e gestão humanizada no atendimento ao mercado securitário

Episódio contou com a participação de Dra. Suellen Paranhos, advogada e sócia da Ramos Advogados.

Em nosso novo episódio do programa Seguro Sem Mistério, Júlia Senna recebe a Dra. Suellen Paranhos, advogada e sócia da Ramos Advogados, que compartilha a trajetória do escritório especializado em atendimento a grandes empresas e suas estratégias para oferecer excelência jurídica aliada à inovação tecnológica.

Ramos Advogados: diferente por essência

Fundado pelo Dr. Paulo Ramos, o escritório completou 20 anos com um posicionamento único no mercado jurídico. A Ramos começou com forte atuação no direito bancário e societário, expandindo posteriormente para o ramo securitário. “A Ramos trabalha muito numa área preventiva. Fez com que este grande cliente crescesse com solidez“, explica Suellen.

A família Ramos, Dr. Paulo, Dra. Adriana (esposa) e Dra. Camille (filha), construiu um escritório que une tradição familiar e gestão humanizada. Hoje a Ramos conta com 107 colaboradores atendendo exclusivamente pessoas jurídicas, com especialização em direito cível, tributário, societário e trabalhista.

Temos um número absurdo de pessoas que saem, vão se aventurar, querem conhecer outras áreas e voltam. Voltam porque gostam do clima, gostam do trabalho, gostam da filosofia“, destaca.

Atuação consultiva como pilar central

O grande diferencial da Ramos está no atendimento consultivo e preventivo. O escritório mantém uma advogada focal no principal cliente, funcionando como “customer success” jurídico.

Ela está presente em todos os encontros, vendo o que pode melhorar. Toda empresa tem problema. Mas temos esse olhar preventivo que antecipa questões antes de virarem litígio“, reforça.

A Dra. Adriana Ramos, sócia e jurista, é responsável por gerenciar todos os processos com atenção cirúrgica. “Ela é cirúrgica na análise dos processos, dos documentos, da aprovação de novos produtos. Dentro do massificado, ela sabe exatamente o que cada coordenador está fazendo”, conta Suellen.

Resultado: mais de 70% de assertividade nos processos, com apenas 23% de recursos necessários.

Tecnologia e inovação sem perder o toque humano

Num mundo cada vez mais digital, a Ramos investe pesadamente em automação e inteligência artificial, mas sem perder o toque humano. “A gente tem o próprio programador interno trabalhando com inteligência artificial. Isso traz assertividade“, explica Suellen.

O escritório consegue fazer mais de 1.000 protocolos em 10 minutos e cadastrar 500 demandas em uma hora, tudo com automação, mas com revisão humana. “Todas as automações têm revisão humana. A coordenadora do setor de cadastros confere uma por uma. Conferir é muito diferente de fazer do zero“, destaca.

Suellen é enfática sobre o papel da tecnologia: “Ela não substitui o ser humano, mas ela seleciona os principais profissionais do mercado. Vai ficar aquele que realmente lê e confere, não aquele que simplesmente fazia copia e cola“.

Controladoria: o coração do escritório

A controladoria é fundamental na estrutura da Ramos. “A controladoria é o coração do escritório e os advogados são o cérebro“, define Suellen. O setor é responsável pela gestão de dados, controle de prazos, automação e prevenção do maior temor de qualquer advogado: a revelia.

Uma controladoria é fundamental em qualquer tamanho de escritório. Ela precisa de uma pessoa 100% focada no controle dos prazos, dos processos, da automação“, explica.

O desafio é ainda maior no Brasil, onde cada estado pode ter interpretações diferentes sobre contagem de prazos. “A gente aprendeu na faculdade que o prazo de JEC era 10 dias e de vara comum era 15 dias. Mas alguns estados contam da data da assinatura, outros da audiência. É um desafio muito grande“, ressalta.

Especialização no mercado de seguros

A conexão da Ramos com o mercado de seguros é estratégica. “O melhor amigo da instituição bancária é a seguradora. Ela vem proteger a concessão de créditos consignados, os financiamentos. Elas caminham juntas“, explica Suellen.

Com a nova Lei de Seguros que entrou em vigor em dezembro, o escritório está à disposição para auxiliar seguradoras e corretoras na adequação. A Ramos oferece suporte especializado em compliance e proteção de dados (LGPD), com equipe dedicada tanto para assessoria externa quanto consultoria interna nos clientes.

Pilares de atuação: sofisticação, segurança e inovação

A Ramos se posiciona com base em três pilares fundamentais:

Sofisticação:Nada mais sofisticado do que ter lealdade e parceria com os seus clientes. Esse é um pilar com conceito plural que muito nos qualifica“, define Suellen.

Segurança Jurídica: 20 anos de história construídos com crescimento sólido e parceiro com o maior cliente comprovam que a abordagem funciona.

Inovação: Investimento constante em tecnologia, automação e IA, sempre com o objetivo de trazer assertividade e resultados aos clientes.

Visão para o futuro

Suellen assume também a área comercial do escritório, trazendo sua expertise em relacionamento e comunicação. “Voltei ao que amo: o relacionamento próximo, a comunicação, passar conhecimento com facilidade. Estou feliz, leve e tranquila para esse desafio“, celebra.

Seu conselho para empresários do mercado de seguros é direto: “Sejam preventivos“. E reforça a importância da proteção contra riscos cibernéticos: “Um tema jurídico que o público deveria prestar mais atenção é o seguro de Cyber. Hoje tudo é tecnologia, IA. Não tem como lidar com esse mundo sem estar protegido“.

Com foco em prevenção, humanização e tecnologia, a Ramos Advogados demonstra que excelência jurídica vai além do atendimento reativo. É construir relacionamentos duradouros, oferecer segurança e transformar a experiência das empresas através de um modelo que une tradição, inovação e resultado real para clientes do mercado de seguros e financeiro.

Crédito foto:

JRS

Crédito texto:

Helena Toniolo

Publicado por:

Picture of Helena Toniolo

Helena Toniolo