Preço médio de seguro de carros populares no Brasil é de R$ 2,1 mil, revela Agger

Apesar da alta nos preços, Anfavea indica que a venda de veículos leves alcançou 14,2 milhões de unidades em 2024
Gabriel Ronacher

Apesar das altas nos preços, os modelos de veículos populares no Brasil continuam atraindo consumidores. Além de considerar a economia e eficiência do carro, o seguro também deve ser levado em conta na hora da escolha. Segundo levantamento da Agger, parceira de corretores de seguros com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, o preço médio do seguro dos cinco carros novos mais baratos gira em torno de R$ 2 mil. Confira a seguir o ranking com as médias de preços dos cinco mais populares do Brasil.

  • Fiat Mobi Like 1.0: R$ 2.170,00

  • Renault Kwid Zen 1.0: R$ 2.030,00

  • Citroën C3 Live 1.0: R$ 2.080,00

  • Fiat Argo 1.0: R$ 2.245,00

  • Renault Stepway Zen 1.0: R$ 2.055,0

“Os valores podem variar significativamente conforme o perfil do motorista, a região e o uso do veículo. Essas diferenças refletem a flexibilidade do mercado em atender necessidades específicas, oferecendo soluções personalizadas. Essa dinâmica garante proteção adequada a diversos cenários, adaptando-se às particularidades de cada cliente”, destaca Gabriel Ronacher, CEO da Agger.

Fatores como maior risco de acidentes e furtos em centros urbanos, ou mesmo o uso comercial do veículo, também podem influenciar os preços das apólices, deixando-as mais altas. Por isso, antes de fechar um contrato de seguro, a recomendação é buscar um corretor especializado, capaz de oferecer uma avaliação personalizada e evitar surpresas indesejadas no futuro. O acesso a esses dados ajuda a promover escolhas conscientes e a valorizar a proteção patrimonial.

Mercado

Nos últimos anos, os carros populares têm registrado aumentos significativos em seus preços de mercado, um reflexo de pressões inflacionárias, aumento no custo de produção e adoção de tecnologias mais modernas e sustentáveis. Apesar disso, o país vive uma crescente na venda de veículos novos e usados.

De acordo com levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2024 as vendas de veículos leves novos e usados alcançaram 14,2 milhões de unidades, o maior volume da história do Brasil. Para 2025, a entidade projeta um crescimento adicional de 5,6%.

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Bruna Nogueira