Controladoria jurídica a partir de Madrid: como a advocacia se reinventa com o trabalho remoto

Vivência internacional e uma nova perspectiva sobre o direito estão entre os aprendizados da advogada Bibiana Hernandez na atuação remota no Agrifoglio Vianna.

Na era das conexões digitais e das estruturas híbridas, a advocacia também encontra novas formas de se expandir, geograficamente e em modelo de operação. Bibiana Hernandez, advogada do escritório Agrifoglio Vianna, é um exemplo dessa transformação. Diretamente de Madrid, na Espanha, ela atua 100% de forma remota na área de controladoria jurídica e afirma: “A controladoria é a área do Direito que melhor se adapta a esse modelo”.

Bibiana vive a cinco horas de diferença do Brasil, mas essa distância se converte em uma vantagem operacional. “Quando todos começam a trabalhar no horário do Brasil, eu já lancei todos os prazos e controles do dia. É como se o nosso escritório trabalhasse cinco horas a mais por dia”, explica. A diferença de fuso, aliada à organização de rotinas e uso de ferramentas digitais, permite que a equipe no Brasil comece o dia com o planejamento pronto, e o escritório opere em outro ritmo.

Além dos ganhos de produtividade, a experiência de morar fora oferece uma lente nova sobre o próprio fazer jurídico. “Poder viver em outro país é um privilégio. Oxigena a forma de ver o mundo e traz um novo olhar para tudo, inclusive para a forma de trabalhar. E quando se fala de controladoria, que é uma área voltada à revisão e melhoria contínua, isso é essencial”, observa.

 

Tecnologia e o papel do Brasil no cenário jurídico digital

Apesar da imagem consolidada da Europa como referência em tecnologia e inovação, a percepção no campo jurídico é outra. “Muitas vezes achamos que tudo vindo de fora é melhor, mas na prática, o Brasil está anos à frente da Espanha em digitalização do Judiciário. Nosso processo eletrônico, jurimetria e legaltechs são exemplos globais”, compara.

Para Bibiana, esse avanço é um diferencial competitivo, e também uma responsabilidade. Há um sistema mais ágil e acessível. O que reforça a importância de áreas como essa.

 

O coração silencioso do escritório

Ainda pouco conhecida fora dos bastidores do direito, é parte vital de escritórios de médio e grande porte. “Ela funciona como um elo entre a gestão e o time técnico, promovendo eficiência, segurança e padronização de rotinas. É o coração que garante que prazos, processos e entregas sigam um ritmo constante”, explica.

Bibiana defende que a controladoria transcende a função administrativa, configurando-se como um diferencial estratégico no mercado. Um escritório com a gestão estruturada entrega mais do que petições em dia.

 

No centro de tudo: comunicação

Mesmo com o avanço das IAs, dos sistemas automatizados e dos fluxos de trabalho digitais, a base de um time coeso, diz Bibiana, continua sendo a mesma: comunicação. “É a ferramenta mais eficiente dentro do trabalho em equipe, principalmente no remoto. Um bom fluxo de trabalho só funciona se estiver desenhado para a realidade das pessoas que o executam.

A advogada também defende que, mesmo com o uso de IA, a comunicação clara continua sendo indispensável. “Até com o ChatGPT é assim: só quem sabe perguntar bem consegue chegar na resposta certa. A IA depende do humano para funcionar com inteligência”, pontua.

Por fim, a advogada ressalta que a controladoria jurídica exige visão sistêmica, capacidade de adaptação e, acima de tudo, cultura de equipe. “Estar longe nunca foi um problema. O que importa é manter tudo rodando bem, seja de uma sala, de uma cidade ou do outro lado do oceano.

Crédito foto:

Bibiana Hernandez

Crédito texto:

Fernanda Torres

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS