Roadshow do Sincor-RS: corretores do interior gaúcho recebem orientações sobre novas legislações de seguros

Entidade percorreu Erechim, Passo Fundo, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria entre os dias 21 e 24 de julho.

Em mais uma edição do Café com o Sincor, o Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS) percorreu cinco cidades do interior (Erechim, Passo Fundo, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria) entre os dias 21 e 24 de julho. O objetivo da iniciativa é fortalecer o relacionamento com os corretores e aprimorar o conhecimento técnico sobre a Lei do Contrato de Seguro (Lei nº 15.040/24) e a Lei Complementar 213/2025.

A condução dos painéis é realizada pela advogada especialista em Direito Securitário Jaqueline Wichineski dos Santos, que apresenta as principais mudanças trazidas pelas novas normativas e os reflexos diretos para corretores, seguradoras e segurados. Também participa dos eventos o presidente do Sincor-RS, André Thozeski.

Na verdade, estamos realizando um roadshow por todo o estado. O Café com o Sincor é uma oportunidade de escuta ativa. É quando a entidade se aproxima da base, compartilha conhecimento, ouve percepções e reforça o papel técnico e institucional dos corretores“, explicou Thozeski. “Dessa vez, estamos detalhando como as legislações impactam diretamente a rotina dos profissionais e a experiência dos clientes.

Durante as apresentações, Jaqueline ressalta a responsabilidade civil dos profissionais dentro do novo marco regulatório. “A legislação traz maior clareza no preenchimento do questionário de risco, que passa a seguir um modelo de perguntas fechadas. Também exige apólices mais transparentes, escritas em linguagem acessível, além de prazos definidos para regulação e liquidação de sinistros”.

A especialista enfatiza a adaptação dos corretores, tanto na gestão de negócios quanto na comunicação com os clientes, utilizando uma abordagem didática e focada na prática profissional. “A lei oferece um direcionamento importante, estrutura as regras do setor e ajuda a combater práticas irregulares que confundem o consumidor, como as falsas promessas de proteção veicular feita por empresas que não são seguradoras de fato”, alerta Jaqueline.

Thozeski também destaca que a nova Lei Complementar 213/25, que entrará em vigor em 15 de janeiro de 2026, traz pontos importantes como o cadastramento formal das associações de proteção patrimonial mútua e a regulamentação do modelo de atuação via administradora, que responderá diretamente à Susep. Segundo ele, mais de 2.200 associações já foram cadastradas, mas o processo completo ainda depende da publicação de circulares da autarquia e resoluções do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

As cooperativas seguradoras também passam a ganhar novo fôlego com a possibilidade de operar além dos ramos de saúde, agrícola e acidentes de trabalho. Elas poderão atuar em qualquer ramo de seguro privado, respeitando, claro, as particularidades legais de cada modelo”, explicou o presidente.

As edições do evento contaram com o apoio dos delegados regionais que atuaram como anfitriões e articuladores locais: Leandro Morawski (Erechim), Evandro Modesti (Passo Fundo), Eduardo Zalewski (Ijuí), Abrilino Piccoli (Uruguaiana) e Valter Dutra (Santa Maria).

Quando o evento é do Sincor-RS, os protagonistas são os voluntários que, com dedicação, reúnem os corretores em cada região. Esse espírito coletivo é o que move nossa entidade“, finaliza André Thozeski.

Na rodada anterior, o Café com o Sincor já havia passado por Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. O ciclo segue percorrendo o estado e estará em Osório (15/8); Lajeado (18/8); Santa Cruz (19/8); Rio Grande (20/8) e Pelotas (21/8).

Crédito foto:

Sincor RS

Crédito texto:

Fernanda Torres

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS