Advocacia de resultados e o novo Marco Legal dos Seguros: os bastidores do direito securitário no Seguro Sem Mistério

Executivos compartilham bastidores, aprendizados e reflexões sobre o presente e o futuro do direito securitário no Brasil.

Com 34 anos de história, uma atuação ética e altamente especializada, o escritório Agrifoglio Vianna Advogados Associados é o protagonista do novo episódio do Seguro Sem Mistério, que será lançado hoje (quarta-feira), às 19h, no canal do JRS no YouTube. No programa, a fundadora Dra Laura Agrifoglio Vianna, ao lado do advogado Dr. Marcelo Camargo e do executivo José Pedro Vianna, compartilha bastidores, aprendizados e reflexões sobre o presente e o futuro do direito securitário no Brasil.

Para o alto e avante, sempre com fé em Deus e fé no universo”, declarou Dra Laura ao final da entrevista — frase que traduz não só sua trajetória pessoal como também o espírito resiliente do escritório que fundou em 1991, após ter atuado internamente em seguradora e consolidado sua expertise em seguros de pessoas, automóveis, prestamistas e hospitalares.

Durante o programa, os convidados discutiram temas sensíveis e atuais, como o impacto do novo Marco Legal dos Seguros, os desafios da linguagem jurídica nas apólices e o papel crucial dos corretores na intermediação das informações com clareza e transparência.

A seguradora que não está fazendo campanha de acordo está perdendo dinheiro”, alertou Dra Laura, ao destacar a importância da advocacia de resultados e das estratégias que equilibram celeridade processual, controle técnico e eficiência econômica para o setor.

Além do conteúdo técnico, o episódio é marcado pela troca de gerações dentro do escritório. José Pedro, filho da fundadora, falou sobre a responsabilidade de dar continuidade a esse legado com inovação, dados, gestão e comunicação: “Hoje, um bom advogado já não basta. O escritório precisa ser uma empresa estruturada, com visão de longo prazo e cultura sólida”.

Dr Marcelo Camargo, por sua vez, reforçou como a nova legislação exigirá uma postura ainda mais proativa das seguradoras: “A lei traz uma transparência inédita. A seguradora que conseguir se adaptar e manter dinamismo na contratação será protagonista nesse novo ciclo”.

A conversa também mergulha em temas como a aplicação da inteligência artificial no direito securitário, gestão de pessoas, atuação consultiva com pareceres e regulação de sinistros, além de experiências de bastidores — como o curioso caso de um segurado que, após cinco apólices de acidentes pessoais contratadas, acionou os sinistros de maneira simultânea, levantando suspeitas de má-fé.

Com 18 anos no ar, o Seguro Sem Mistério é um dos programas mais longevos sobre o mercado segurador no Brasil, e conta com patrocínio master da Icatu e da Rio Grande Seguros e Previdência, além do apoio de um time de marcas referência no setor.

Crédito foto:

JRS

Crédito texto:

Julia Senna

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS