Durante o evento Venda Seguro, Rodrigo Noll, fundador da Base Viral e reconhecido como o maior especialista em Marketing de Indicação do Brasil, apresentou uma palestra sobre como transformar clientes em promotores ativos da marca. Ele enfatizou o estímulo de indicações vindas diretamente dos profissionais, destacando que muitos deles já recomendam a empresa, mas poderiam indicar ainda mais se fossem devidamente incentivados.
Noll esclareceu a distinção entre indicações espontâneas de clientes e programas formais com parceiros ou influenciadores. “Não confunda indicação, que é aquela coisa que acontece dos teus clientes atuais, com programas de parceiros, afiliados e influenciadores. Não quer dizer que um é melhor do que o outro, somente quer dizer que são coisas diferentes.”
O especialista ressaltou que clientes são pessoas que não vivem de marketing, ao contrário de afiliados ou influenciadores. Após, apresentou a estratégia de recomendação como uma abordagem ativa e intencional que pode ser controlada pela empresa, utilizando os clientes atuais para aumentar as vendas sem a necessidade de oferecer descontos, investir em anúncios ou gastar com influenciadores caros.
Ele compartilhou sua experiência à frente da Base Viral, destacando que o principal indicador de sucesso da empresa é o quanto de dinheiro seus clientes geram através das indicações e abordou a super segmentação, enfatizando que leads provenientes de indicações são geralmente mais qualificados:
“O lead que vem por indicação, ele muito raramente vai ser um lead que eu não posso aproveitar, que eu não posso vender.”
A recomendação e o boca a boca ocorrem de maneira altruísta, enquanto afiliados e influenciadores são motivados financeiramente, ressaltando que são estratégias diferentes e que não se deve misturar os estímulos.
Por fim, Noll destacou a importância de remover obstáculos no processo de indicação: “a primeira coisa que a gente precisa resolver é tirar as fricções. Quanto mais trabalho eu dou para o meu cliente, menos conseguem executar essa tarefa que eu tô pedindo.”
Ele finalizou comparando o processo a um caminho sem obstáculos, onde mais pessoas conseguem percorrê-lo facilmente, enfatizando que simplificar aumenta a efetividade das indicações.
Crédito foto:
Crédito texto:
Publicado por:
Desde 1999, nos dedicamos a disseminar informação segura, inteligente e de alta qualidade para o mercado de seguros. Nossa missão é ser a voz e a imagem de um setor essencial, que desempenha um papel crucial na proteção e no planejamento das vidas das pessoas.
Com compromisso e credibilidade, trabalhamos para conectar profissionais, empresas e consumidores, promovendo uma compreensão mais ampla e acessível sobre a importância dos seguros. Nosso objetivo é não apenas informar, mas também inspirar e fortalecer a confiança em um mercado que impacta diretamente a segurança e o bem-estar da sociedade.
JRS.Digital
CNPJ – 41769103000106
Endereço:
Av. Diário de Notícias, 200 – 1.406
Cristal, Porto Alegre (RS)
CEP: 90810-080
Telefone:
(51) 98140-0475 | (51) 99314-9970
Conteúdo e pauta:
redacao@jrscomunicacao.com.br
Comercial:
julia@jrscomunicacao.com.br
Desenvolvido por B36 Marketing | Todos os Direitos reservados JRS.DIGITAL