CONEC 2025: Mercado de seguros entre eficiência digital e expansão em benefícios

Evento reuniu, no mesmo dia, o painel da Bradesco Seguros e o painel da Icatu.

O CONEC 2025 reuniu, no mesmo dia, o painel da Bradesco Seguros, voltado às oportunidades em benefícios corporativos, e o painel da Icatu, que trouxe reflexões sobre inteligência artificial e hiperpersonalização no relacionamento com clientes.

 

Bradesco: benefícios como alavanca para corretores

Com a presença de Elsen Carvalho, Fábio Magalhães e Flávio Bitter, foram apresentados os produtos voltados a empresas que representam uma grande oportunidade. Segundo Bitter, diretor-executivo da Bradesco Saúde, o cenário econômico, ainda desafiador, também abre espaço para crescimento.

A redução da taxa de desemprego em todas as regiões é muito favorável. E muitos de vocês são especialistas na área de benefícios, o que reforça esse potencial“, afirma Bitter.

O economista-chefe do Banco Bradesco, Fernando Honorato, contextualizou o momento do país. “O Brasil continua desigual, mas atravessa uma fase de desemprego baixo e juros altos. Apesar disso, a inflação deve cair no próximo ano e, com ela, também as taxas de juros, o que indica que não devemos sentir os efeitos de um mercado fraco”.

Na evolução do mercado, o corretor transforma cenários em oportunidades. “As pessoas não acordam pensando em comprar seguro de vida, mas cabe a nós mudarmos esse pensamento. Hoje já existem 90 mil acordos sindicais obrigando a contratação do produto. O corretor é fundamental nesse alcance e garantir segurança financeira às famílias.

Na avaliação de Elsen Carvalho, o segredo está na estratégia de cross-sell. “Adquirir um cliente é caro. Se o corretor não consegue aprofundar esse relacionamento oferecendo novos produtos, perde uma oportunidade valiosa. Seguros com tickets mais baixos e acessíveis podem ser a porta de entrada.

 

Icatu: da tecnologia à humanização

Já no painel da Icatu, com Humberto Sardenberg, Luciano Antoniolo e Cinthia Kato, a discussão girou em torno da digitalização e do uso da inteligência artificial para apoiar corretores em sua rotina.

Sardenberg destacou a força dos assistentes virtuais: “Não pensem neles como algo estranho. Vejam como uma nova pessoa no time, disponível 24 horas. O corretor pode ganhar muito em eficiência ao integrar a AVI (Assistente Virtual Icatu) no seu dia a dia.

Quando surge uma barreira com o cliente, a AVI pode ajudar o especialista com argumentos e novas abordagens.

É uma ferramenta de apoio estratégico, não apenas operacional“, declara Cinthia Kato, Diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros

Segundo Sardenberg, a aplicação prática é ampla: “O assistente sabe tudo sobre o produto e pode organizar informações de acordo com o perfil do cliente. Ele também ajuda a reduzir a sobrecarga criativa, trazendo exemplos para mensagens e gerando pílulas de conhecimento que despertam o interesse do consumidor.

O painel encerrou com um convite. Os executivos reforçaram a criação de um relacionamento com a AVI. Essa interação pode mudar o ritmo do trabalho em uma semana.

Embora distintos, os dois painéis convergiram seja explorando oportunidades em benefícios corporativos, seja incorporando tecnologias como a inteligência artificial.

Crédito foto:

Fernanda Torres

Crédito texto:

Fernanda Torres

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS