A Serasa Experian deu um passo importante rumo à expansão de seu ecossistema de serviços ao oficializar sua entrada no mercado nacional de seguros. A novidade marca não apenas o início da atuação da empresa no setor, mas também uma proposta de tornar a proteção financeira mais acessível e presente no cotidiano de milhões de brasileiros, especialmente aqueles fora da cultura do seguro.
O movimento começou em junho do ano passado, com a aquisição da TEx, insurtech especializada em tecnologia para seguros. Desde então, a Serasa tem estruturado sua entrada no setor. Agora, em parceria com o Grupo Autoglass e sua marca Maxpar, a companhia inicia a oferta de serviços de assistência a preços populares.
“Eu já tô há bastante tempo na área financeira, trabalhando com gestão de risco, segurança patrimonial. E agora, em serviços financeiros da Serasa, eu tô há dois anos e praticamente há seis meses aqui, com o Emir, construindo essa história aqui“, afirma Thais Pfeiffer, Diretora de Finanças e Seguros.
Com mais de 24 milhões de usuários ativos mensalmente no aplicativo da companhia— que está entre os mais baixados do país — os executivos veem potencial no acesso à proteção por meio da digitalização e da inteligência de dados. “Nosso aplicativo é o sétimo mais baixado, são 4 milhões e meio de download todo mês. E temos uma vertical de proteção que agora começa a olhar para seguros e assistência”, completa.
Emir Zanatto, Head de Seguros da Serasa Consumidor, destaca a trajetória da empresa: “a Serasa é uma companhia de 1968, extremamente tradicional. Em 2007 ela foi comprada pela Experian, e essa união tornou a Serasa a maior data tech do Brasil”. O executivo explica que a nova abordagem une educação financeira, análise de crédito e agora, proteção. “Infelizmente, são dados que mudam muito pouco. Falar de 30% da frota brasileira assegurada é algo comum. Nosso desafio é trazer os 70% que continuam fora. Por isso, começamos com produtos baratos, de assistência, como uma película antes de chegar ao carro blindado.”
A ideia é fazer com que o seguro se torne uma porta de entrada simples e acessível para consumidores excluídos desse mercado. “Queremos ampliar a base de segurados no Brasil, aproximando o setor a um consumidor que historicamente estava distante das soluções de proteção”, reforça Thais.
A Maxpar é a primeira aposta prática da iniciativa. “Assistências normalmente não são vendidas de forma isolada. Aqui também é uma descoberta. Estamos entendendo a aceitação do mercado”, observa Thais.
Os planos para o segundo semestre são uma plataforma digital com jornada simplificada e preenchimento inteligente. “Na fase dois do nosso projeto, a ideia é levar para o consumidor a opção de simular seguros. A gente está diminuindo muito a quantidade de perguntas. A jornada será digital, simples e segura. E nas pesquisas que fizemos, mais de 70% dos consumidores afirmaram que comprariam apólices na Serasa”, revela Thais.
A estratégia promete movimentar o mercado, ao conectar inteligência de dados, inclusão digital e produtos acessíveis, ampliando o alcance da proteção para milhões de brasileiros — muitos deles contratando seguro pela primeira vez.
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