Eduardo Leite destaca resiliência gaúcha na abertura do Brasesul 2025

A certeza de que não estávamos sozinhos nos fortaleceu

O Brasesul 2025 começou com emoção e discursos impactantes nesta quinta-feira (20), na FIERGS, em Porto Alegre. O Congresso Sul Brasileiro dos Corretores de Seguros, promovido pelos Sincor-RS, Sincor-SC e Sincor-PR, reúne os principais nomes do setor para debater o futuro do mercado e seu papel no desenvolvimento econômico do país.

A cerimônia de abertura contou com uma apresentação cultural enraizada na tradição gaúcha, dando o tom da solenidade. Em seguida, os líderes do setor e autoridades compartilharam suas perspectivas sobre a importância do seguro e a resiliência do mercado diante dos desafios recentes.

A certeza de que não estávamos sozinhos nos fortaleceu”, afirma Eduardo Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enfatizou o orgulho de sediar o evento e a importância da reconstrução do estado após as tragédias climáticas que marcaram 2024. “O ano passado foi de intensa dor para nós, gaúchos. Mas toda essa dor se transformou em esperança e confiança no futuro, muito pelo apoio que recebemos de todos os estados do país”, declarou.

Leite destacou que o governo desenvolveu o Plano Rio Grande, um projeto estruturado para a recuperação do estado, incluindo a criação de uma política de seguros para eventos climáticos extremos.

Se queremos desenvolver o Brasil e o nosso Rio Grande, precisamos atuar em muitas frentes. Segurança e previsibilidade são fundamentais para isso. Quanto mais seguros estivermos, mais ousados podemos ser para inovar, crescer e investir”, reforçou.

Por fim, ele agradeceu aos corretores de seguros que, além de seu papel no mercado, atuaram diretamente no atendimento às vítimas das enchentes, acelerando os processos de indenização e mitigando as perdas da população.

A informação clara impulsiona nosso mercado”, diz presidente do Sincor-RS

O presidente do Sincor-RS, André Thozeski, foi um dos grandes protagonistas da cerimônia, trazendo uma reflexão sobre o papel da comunicação no crescimento do setor segurador.

Para avançarmos, temos que comunicar. A informação clara impulsiona nosso mercado”, afirmou.

A mensagem reforça a necessidade de conscientizar a população sobre a importância do seguro, um dos grandes desafios do setor no Brasil.

Na mesma linha, os presidentes do Sincor-PR, Wilsinho Pereira, e do Sincor-SC, Afonso Coelho, ressaltaram que os profissionais presentes no evento são peças-chave para construir o futuro do setor.

Quem está presente constrói o futuro do setor e do país”, afirmou Pereira.

É preciso humanizar sempre. Seguro é mais do que um contrato; é proteção e amparo para momentos difíceis”, complementou Coelho.

Mercado segurador e o desafio da expansão no Brasil

O presidente do conselho da CNseg, Roberto Santos, trouxe números alarmantes sobre os impactos financeiros das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo ele, o setor segurador pagou R$ 6 bilhões em indenizações, enquanto o prejuízo total ultrapassou R$ 100 bilhões.

Os três estados do Sul representam quase 20% da arrecadação do mercado de seguros no Brasil. No entanto, a baixa penetração do seguro no país ainda é um desafio que precisamos superar”, destacou.

Já o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, ressaltou que o setor de seguros se baseia no mutualismo e na solidariedade, princípios que ficaram evidentes durante a atuação do mercado segurador no Rio Grande do Sul no último ano.

O que vimos no RS foi um exemplo da força do mutualismo. O mercado de seguros trabalhou para minimizar as consequências da tragédia, e isso reforça nosso papel social”, afirmou.

O vice-presidente regional Sul da Fenacor, Ricardo Pansera, também destacou a relevância da região para o setor. “É um prazer realizarmos a terceira edição do Brasesul aqui. Com apenas três estados, o Sul representa a segunda maior força do mercado segurador no Brasil”, enfatizou.

Brasesul: um evento que busca o melhor para o setor

Encerrando a cerimônia de abertura, o coordenador do Brasesul, José Antônio de Castro, celebrou o sucesso do evento e agradeceu o apoio dos patrocinadores.

Quando fomos escrever o manifesto do Brasesul, usamos a palavra ‘Lagom’ – pois não queremos fazer o perfeito, queremos fazer o nosso melhor. E é isso que estamos fazendo aqui”, afirmou.

Com o auditório lotado e um ambiente de grandes expectativas, o Brasesul 2025 promete ser um marco para o setor segurador, reforçando a importância do corretor de seguros e sua atuação fundamental para a proteção financeira da sociedade.

Crédito foto:

Filipe Tedesco

Crédito texto:

Julia Senna

Publicado por:

Picture of Helena Toniolo

Helena Toniolo