Expansão do turismo intensifica seguro viagem, aponta especialista

Atividades turísticas cresceram 6,1% em relação ao mesmo período de 2024.

O turismo brasileiro vive um momento de expansão. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, entre janeiro e julho deste ano, as atividades turísticas cresceram 6,1% em relação ao mesmo período de 2024. Em destaque, Santa Catarina mantém ritmo sólido de alta, com crescimento de 5,6%, impulsionado principalmente pelo turismo doméstico — especialmente no litoral, que já se prepara para receber milhares de visitantes durante a temporada de verão.

Com o aumento das viagens e a expectativa de alta movimentação nas estradas e aeroportos, cresce também a importância de um bom planejamento. O seguro viagem ganha espaço na bagagem dos brasileiros.

Muitas pessoas ainda associam o seguro viagem apenas a viagens internacionais, mas ele é igualmente importante para deslocamentos dentro do Brasil. Além de garantir assistência médica e hospitalar, o seguro cobre imprevistos como extravio de bagagem, cancelamentos e até acidentes durante o trajeto”, explica Arilton Viana, especialista da Pansera Corretora.

Segundo o executivo, a conscientização sobre o tema vem crescendo junto com o aumento do turismo rodoviário e aéreo no país. “Durante o verão, especialmente nas regiões litorâneas, é comum vermos famílias e grupos de amigos viajando de carro. Nessas situações, o seguro viagem oferece tranquilidade e suporte em caso de emergências, seja com saúde, bagagem ou até hospedagem. É uma forma de transformar o imprevisto em algo administrável”, acrescenta Viana.

Além da assistência médica e hospitalar, a garantia pode abranger cuidados odontológicos, transporte, translado para acompanhantes ou menores, assistência jurídica e compensação por atraso de voo, benefícios para quem busca o descanso sem preocupações.
É uma ferramenta de cuidado e prevenção. A importância é comparável à do protetor solar na mala de quem viaja à praia. Você pode passar as férias sem usá-lo, mas a ausência dele é inadmissível”, conclui o especialista.

Com o verão se aproximando e a retomada plena das viagens, a recomendação dos especialistas é viajar com segurança e aproveitar cada destino com serenidade.

Crédito foto:

Freepik

Crédito texto:

Fernanda Torres

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS