Fundación MAPFRE celebra 50 anos com nova edição da revista La Fundación e reforça o compromisso com educação e cultura latino-americana

Publicação destaca o impacto de iniciativas sociais e homenageia fotógrafas Graciela Iturbide e Claudia Andujar.

Em comemoração ao seu 50º aniversário, a Fundación MAPFRE lança a 6ª edição da revista La Fundación com foco em educação e cultura como pilares fundamentais para a transformação social. Com reportagens especiais, ensaios e entrevistas que abordam projetos apoiados pela instituição, a publicação conta com uma homenagem a duas importantes referências da fotografia latino-americana: Graciela Iturbe e Claudia Andujar.

Entre as iniciativas nacionais estão as colaborações com CEAP, Centro Educacional Assistencial Profissionalizante e CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, que ganham relevância por representarem o impacto da educação e da inclusão social no desenvolvimento de comunidades vulneráveis. As ações promovem oportunidades de formação, estímulo à cidadania e fortalecimento das famílias, valores que norteiam a atuação da Fundación MAPFRE há cinco décadas.

Ao longo desses 50 anos, temos reafirmado nosso compromisso com a construção de sociedades mais justas, solidárias e inclusivas. A educação e a cultura são, para nós, pontes que conectam passado, presente e futuro, assim, permitindo que histórias de superação e transformação inspirem novas gerações”, afirma Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

A edição também apresenta os projetos brasileiros finalistas do Prêmio à Inovação Social, iniciativa que reconhece organizações que desenvolvem soluções transformadoras em diferentes áreas como educação e saúde.

 

9ª edição dos Prêmios à Inovação Social

A Fundación MAPFRE acaba de lançar a 9ª edição de seus Prêmios à Inovação Social, promovidos em colaboração com a IE University. A iniciativa busca identificar soluções inovadoras que contribuam para um futuro mais sustentável e inclusivo, sob o desafio: “Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Os projetos podem ser inscritos até 15 de dezembro de 2025, e devem se enquadrar em três grandes áreas: bem-estar, inclusão social e transformação demográfica. Serão avaliadas propostas que promovam qualidade de vida física, mental e financeira que enfrentem os desafios da longevidade, migração e mundo rural e eliminem barreiras de acesso à educação, emprego e mobilidade.

Nesta edição, podem participar iniciativas do Brasil, demais países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Serão selecionados quatro finalistas: um por região, que receberá mentoria e participarão da grande final em Madri no dia 21 de maio de 2026. O vencedor global será premiado com 100 mil euros, enquanto cada finalista regional receberá 10 mil euros e passará a integrar a Red Innova Fundación MAPFRE, rede internacional de empreendedores sociais.

As inscrições e bases completas estão disponíveis aqui.

 

Um espaço de destaque para cultura latino-americana

Além do conteúdo editorial, La Fundación dedica um espaço especial à trajetória de Graciele Iturbide e Claudia Andujar, fotógrafas que marcaram a história visual da América Latina. Ambas retrataram, sob diferentes perspectivas, as complexidades sociais e culturais do continente, da vida indígena e rural à luta pelos direitos humanos.

Celebrar meio século de história é também reconhecer o poder das parcerias, das comunidades e das pessoas que transformam realidades. Acreditamos que cada ação com foco no bem-estar coletivo representa um passo concreto rumo a um futuro mais humano, em que a solidariedade e o conhecimento caminham juntos”, completa Fátima.

A 6ª edição da revista La Fundación já está disponível no site oficial da instituição.

Crédito foto:

Freepik

Crédito texto:

Fundación MAPFRE

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS