Fundación MAPFRE celebra representatividade brasileira com homenagem ao maestro João Carlos Martins na Espanha

Premiação reconhece personalidades e instituições comprometidas com a transformação e o bem-estar social.

O maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins recebeu das mãos de Sua Majestade a Rainha Emérita Sofía da Espanha, nesta quarta-feira (08), o Prêmio José Manuel Martínez Martínez — Por Toda uma Vida Profissional, durante cerimônia promovida pela Fundación MAPFRE no Casino de Madrid.

O evento, que neste ano marca o 50º aniversário da Fundación MAPFRE, reconhece personalidades e instituições que se destacam pelo talento, compromisso e impacto social em suas trajetórias. Também foram premiadas a Confederação Internacional da Sociedade de San Vicente de Paúl, o projeto 100 Mil Pisos para Jugar, e o economista Alejandro Izuzquiza, por sua contribuição ao setor segurador espanhol.

O maestro João Carlos Martins, aos 85 anos, foi reconhecido por uma carreira artística extraordinária e uma dedicação inabalável à música e à educação. Um dos grandes intérpretes contemporâneos de Bach, gravou a obra completa para teclado do compositor e apresentou-se com as principais orquestras do mundo. Sua trajetória é marcada pela superação de desafios físicos, após doenças e lesões que o afastaram do piano por mais de duas décadas — período em que se reinventou como maestro e educador musical.

Em seu discurso de agradecimento, o artista recordou o início de sua ligação com a Espanha, em 1958, quando participou do Festival Pablo Casals, e destacou a emoção ao ser homenageado na cerimônia. “Receber este prêmio é uma emoção indescritível. Sinto-me renovado e inspirado a continuar minha jornada, agora como educador, para que a música siga sendo um instrumento de esperança e inclusão.

Durante o evento, o presidente da Fundación MAPFRE, Antonio Huertas, destacou o papel dos premiados como referências de humanidade. “Hoje, mais do que nunca, precisamos de pessoas e instituições que pensem e trabalhem para mudar o que não vai bem. Comemoramos cinco décadas de compromisso social, ajudando onde outros não chegam, sempre com o olhar voltado para os mais vulneráveis.

Para Felipe Nascimento, representante da Fundación MAPFRE no Brasil, há trajetórias que ultrapassam o talento e se transformam em patrimônio cultural – e a do maestro e pianista João Carlos Martins é, sem dúvidas, uma delas. “João Carlos Martins é um brasileiro cuja vida e obra não se restringem à música e à cultura, mas também inspiram esperança, coragem, determinação e transformação em todos que têm contato com sua história”.

Para Fátima Lima, também representante da Fundación MAPFRE no Brasil, o reconhecimento reflete o protagonismo cultural e social do país no cenário internacional. “Ver o maestro João Carlos Martins ser homenageado e receber um prêmio pelas mãos da Rainha Emérita Sofía é muito simbólico e também um motivo de orgulho. Sua trajetória traduz o propósito da Fundación MAPFRE: inspirar mudanças reais e humanas, valorizando quem faz da arte e do compromisso social um caminho para transformar vidas.

A entrega dos Prêmios Sociais Fundación MAPFRE 2025 reforça o papel da instituição como ponte entre culturas e propósitos, promovendo iniciativas globais que unem arte, solidariedade e compromisso social — valores que sustentam sua atuação há meio século em prol de um mundo mais justo e humano.

Crédito foto:

Divulgação Fundación MAPFRE

Crédito texto:

Fundación MAPFRE

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS