Com a sanção do Marco Legal dos Seguros, o setor está passando por uma das maiores transformações regulatórias das últimas décadas. A Kovr Seguradora acompanha de perto esse processo, e quem nos ajuda a entender os principais desafios e movimentos da companhia é Lohana Fita, Head of Legal da empresa.
“Apesar de o mercado estar muito engajado, estudando e se debruçando sobre o texto da Lei, ainda existem dúvidas — especialmente sobre como colocar na prática alguns conceitos e como compatibilizar certas disposições com a operação do dia a dia”, afirma. Lohana destaca que o setor aguarda com expectativa a atuação da Susep nesse processo, tanto no ajuste das normas infralegais quanto no esclarecimento de pontos específicos. “Isso é muito importante, principalmente quando falamos de seguros de Grandes Riscos, que possuem dinâmicas próprias e exigem um olhar mais específico.”
Durante o primeiro semestre de transição, a seguradora focou em aprimoramento técnico e estreitamento de laços com o mercado, visando compreender os efeitos da nova legislação. “Nos dedicamos fortemente à participação em cursos, fóruns e discussões setoriais, sempre com o olhar atento para entender como os conceitos do novo marco se aplicam à realidade dos nossos produtos”, conta. Os times técnico, jurídico e de sinistros lideraram essa etapa inicial, focada na revisão contratual e nos fluxos operacionais. Para o segundo semestre, o foco será a capacitação interna: “Queremos garantir que todas as áreas da Kovr estejam alinhadas, preparadas e seguras para atuar dentro desse novo ambiente regulatório.”
Um dos pontos centrais do novo Marco Legal é o artigo 41, que determina o uso obrigatório de questionários fechados na contratação e subscrição dos seguros. “A aplicação prática não será exatamente uniforme, porque cada produto terá uma necessidade específica, muito em função da sua própria natureza e complexidade”, explica Lohana. Ela afirma que a Kovr vem tratando o tema com cautela e detalhamento, revisando produto a produto. “É um trabalho conjunto que envolve áreas técnica, jurídica, sinistros, compliance e operações, para garantir que os processos estejam alinhados com a nova exigência legal, sem perder de vista a experiência do cliente.”
Ainda segundo Lohana, o Marco Legal já começa a trazer impactos positivos para os consumidores da Kovr, principalmente no que diz respeito à clareza contratual. Nos seguros de grandes riscos, por exemplo, a jornada de contratação tende a se tornar mais criteriosa, com maior detalhamento na troca de informações e definição clara dos deveres e obrigações. Já nos produtos massificados, há um movimento de melhoria na qualidade das informações coletadas. “Seguimos firmes no nosso compromisso de implementar essas mudanças com equilíbrio: sem criar barreiras desnecessárias à contratação, mas também sem abrir mão da conformidade legal e da segurança nas relações.”
Por fim, a executiva explica como a companhia está se adequando aos novos prazos de regulação e pagamento de sinistros. “Estamos revisitando toda a nossa esteira de sinistros, mapeando os fluxos operacionais ponta a ponta para garantir total aderência aos novos prazos legais.” O trabalho envolve revisão de processos, reforço tecnológico e alinhamento com os parceiros. “É um movimento que combina capacitação, integração e tecnologia, com o objetivo de entregar uma experiência mais ágil, transparente e segura para os nossos clientes, sem perder de vista o cumprimento rigoroso da Lei”, conclui.
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