Outubro Rosa: um alerta à saúde da mulher e à valorização da vida

Iniciativa convida as mulheres, e a sociedade, a direcionarem a atenção para o cuidado com a vida, a informação e a empatia.

O mês de outubro é tradicionalmente marcado por uma campanha significativa no calendário da saúde. Neste período “rosa”, desenrola-se o movimento global de conscientização acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa convida as mulheres, e a sociedade, a direcionarem a atenção para o cuidado com a vida, a informação e a empatia.

Na Pansera Corretora de Seguros, a campanha ganha significado especial. Para o presidente Ricardo Pansera, o Outubro Rosa representa um chamado à reflexão sobre o autocuidado. Em mensagem à equipe, ele reforça que “este é um período de grande conscientização, de acolhimento e, acima de tudo, de reflexão sobre o real valor da vida da mulher e da importância da prevenção ao câncer de mama”.

O alto número de colaboradoras impulsiona a corretora na priorização do bem-estar. A empresa estimula exames periódicos e acompanhamento médico, sublinhando a importância do diagnóstico precoce . “Acreditamos que ambientes de trabalho saudáveis também devem ser lugares de informação, apoio e empatia. O nosso RH desempenha esse papel com responsabilidade, estimulando a prevenção e o autocuidado como um compromisso com o bem-estar do grupo feminino que integra nossa equipe”, destacou Pansera.

 

Se cuidar é pra vida toda

Em alusão ao Outubro Rosa, o Ministério da Saúde lançou, no dia 21 de outubro, a campanha “Se cuidar é pra vida toda”, que reforça o cuidado contínuo, e não apenas durante o mês de conscientização. O objetivo é incentivar mulheres de todas as idades a adotarem hábitos saudáveis e realizarem exames preventivos com regularidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil, enquanto o câncer do colo do útero ocupa a quarta posição. A prevenção passa por fatores como a manutenção de uma rotina saudável, controle de peso, prática de atividades físicas e redução do consumo de álcool.

No caso do câncer do colo do útero, a principal medida preventiva é a vacinação contra o HPV, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda, neste ano, o Ministério da Saúde iniciou a implementação do teste molecular DNA-HPV, uma inovação no rastreamento do câncer do colo do útero na rede pública, ampliando as chances de detecção precoce e tratamento eficaz.

 

Valorização profissional

O mês de outubro também é especial para o setor de seguros, que no dia 12 celebra o Dia do Corretor. Segundo Ricardo Pansera, mais do que intermediar contratos, o corretor exerce um papel social de relevância.

Em um mundo cheio de riscos e incertezas, o corretor atua como guardião da estabilidade financeira, sendo peça essencial no fortalecimento do mercado de seguros e da economia do país. Por esta data, nossos cumprimentos, reconhecimento e gratidão a toda equipe da Pansera, especialmente ao grupo de corretores habilitados que caminham conosco todos os dias, com ética, dedicação e compromisso com o melhor atendimento aos nossos clientes”, ressaltou o presidente.

Assim, o mês é marcado pela união de dois propósitos fundamentais: o cuidado com a vida e o reconhecimento de profissionais do setor.

Crédito foto:

Freepik

Crédito texto:

Fernanda Torres

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS