Com conteúdo técnico em um formato leve e acessível, o 1º Congresso CVG RS levou ao palco do Teatro da PUCRS, em Porto Alegre, um episódio especial de podcast ao vivo, reunindo líderes de grandes seguradoras para refletir sobre o futuro do seguro de pessoas no Brasil.
Mediado por André Rezende, head de Treinamento de Negócios da Azos, o painel contou com a participação de Anderson Mundim (Bradesco Vida e Previdência), Alexandre Vicente (HDI), Leonardo Neustadt (Icatu Seguros) e Luiz Ricardo Araújo (Unimed). Juntos, os executivos compartilharam percepções sobre comportamento do consumidor, transformação cultural, dados, inteligência artificial, canais de venda e o papel do corretor em um mercado em constante evolução.
André abriu o bate-papo celebrando a marca de 10 mil seguidores do perfil Canal do Corretor no Instagram e lançou a provocação: “O que mudou no comportamento do consumidor nos últimos tempos? E, num cenário em que as empresas evoluem em termos de cultura, o que você transformaria hoje dentro da sua seguradora?”
Leonardo Neustadt, diretor de Mercado da Icatu Seguros, ressaltou o peso crescente da experiência do cliente. “Nós temos um cuidado hoje de investir demais na experiência do cliente. A experiência é um caminho sem volta. E se vamos falar de experiência, falamos também de tecnologia, de dados, de inteligência artificial. Mas os dados sozinhos não são nada. O primeiro ponto é saber qual é o objetivo. Com isso, conseguimos transformar dados em análise preditiva e em ações que realmente importam para o cliente.”
Já Alexandre Vicente, diretor de Produtos Vida, Habitacional e Afinidades do Grupo HDI Seguros, foi direto ao ponto: o consumidor ainda busca o básico, com segurança e clareza.
“Não saiu nenhuma cobertura nova, maravilhosa. O individuo quer assistência funeral, assistência médica. Ele não quer algo mega disruptivo. Pesquisas que mostram que os maiores medos dos brasileiros seguem sendo saúde (40%) e educação (20%). São esses gatilhos que devem conduzir a oferta de seguros.”
Representando a Bradesco Vida e Previdência, Anderson Mundim compartilhou mudanças internas da companhia que redirecionaram o foco para o canal dos corretores.
“Esse canal é muito maior e mais importante do que se imaginava. Começamos a dar mais atenção a ele, mudando processos internos. O corretor dentro da agência tem mais agilidade, no Bradesco temos uma possibilidade maior de ganho e atendimento. Isso mudou o paradigma.”
Encerrando a rodada, Luiz Ricardo Araújo, gerente da Academia de Vendas da Seguros Unimed, abordou a apólice como parte de uma jornada de cuidado.
“O seguro saúde responde por 85% do faturamento. Temos 340 cooperativas espalhadas no Brasil, atendendo cerca de 20 milhões de pessoas. Posicionamos o seguro de vida como uma extensão do cuidado: quem contrata saúde já tem uma preocupação com o bem-estar do colaborador ou da família.”
A proposta do podcast ao vivo foi criar um espaço de troca em tempo real, aproximando o setor dos desafios e das oportunidades. Um conteúdo relevante que demonstrou a importância de também vender confiança, proteção e propósito.
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