Reflexões sobre inovação e propósito no Brasil marcaram fala de César Saut na 5ª Maratona da Inovação em Seguros

César Saut trouxe uma fala provocativa sobre a importância de foco e propósito em um mundo repleto de distrações.

Na 5ª Maratona da Inovação em Seguros, realizada no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre, César Saut, vice-presidente da Icatu, trouxe uma fala provocativa sobre a importância de foco e propósito em um mundo repleto de distrações.

Em algum momento, precisaremos intervir. Eu valorizo o uso de análises estatísticas, porque elas nos dão exercícios práticos e imediatos. Alguns podem se sentir desorientados, mas isso não significa que seja impossível encontrar um caminho”, destacou o executivo. Ele lembrou que, se no passado os ciclos de um produto se desenvolviam de forma lenta e previsível, hoje a realidade é completamente distinta. “A evolução de um projeto pode levar apenas três anos”, observou.

Para exemplificar a velocidade das transformações, Saut compartilhou histórias do cotidiano. Relatou o caso de um amigo que, em poucos meses, conseguiu poupar recursos e diversificar seus investimentos em diferentes fundos e instituições financeiras, algo que seria difícil de imaginar há poucos anos. “Isso mostra como o comportamento financeiro mudou radicalmente. Hoje qualquer pessoa tem acesso a ferramentas para gerir seu patrimônio com autonomia. É uma revolução silenciosa”, comentou.

No entanto, sua mensagem central foi direcionada ao setor segurador e ao mercado brasileiro como um todo: a necessidade de metas ousadas e visão de longo prazo. “Nós estamos aqui, somos brasileiros e temos que fazer dar certo. Não existe plano B. Para isso, precisamos estabelecer metas grandes, desafiadoras. Se a sua liderança trabalha com metas pequenas, cuidado: ela pode estar vendendo barato a vida que você entrega ao trabalho”, afirmou.

Concluindo sua participação, deixou uma reflexão direta sobre posicionamento estratégico: “Ou a gente se instala, com coragem e visão, ou baixa o preço”.

A fala de César Saut sintetizou a proposta da Maratona: provocar reflexões sobre o futuro do mercado de seguros, a partir da convivência entre diferentes gerações e do papel da inovação como força de transformação.

Crédito foto:

Igor Bandera

Crédito texto:

Fernanda Torres

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS