A trajetória da Junto Seguros, líder e pioneira no mercado de Seguro Garantia no país, alcança um novo estágio com o fortalecimento de duas frentes de inovação. A primeira delas é a aplicação de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para otimização de processos de análise documental e resposta ao corretor. A segunda está na completa reformulação da apólice digital, agora orientada pelos princípios do Visual Law, tornando o documento mais simples, didático, navegável, inteligível e funcional.
Os dois projetos, anunciados no evento de celebração dos 30 anos da primeira apólice de Seguro Garantia emitida pela Junto Seguros, em São Paulo, reforçam uma estratégia alinhada à crescente demanda de corretores e assessorias.
A GenAI introduzida pela Junto Seguros – “LLOBO” – opera na interseção entre precisão e celeridade. Com sua implementação, o processo de subscrição de apólices e avaliação de riscos passa a ser conduzido com base na extração automatizada de dados como cláusulas contratuais, valores, prazos e penalidades. A ferramenta interpreta editais, lê contratos e balanços das empresas, bem como acelera o preenchimento de cadastros e outras informações com consistência, precisão e segurança.
Segundo o CEO da Junto Seguros, Roque de Holanda Melo, “essa tecnologia permite que as pessoas da equipe tenham mais tempo para tarefas estratégicas, uma vez que a GenAI realiza a leitura dos documentos, a extração de informações e auxilia na análise dos balanços das empresas. Esta ferramenta já está ajudando na análise de crédito e subscrição dos novos riscos e, em breve, será disponibilizada também para nossos parceiros de negócios, permitindo que os corretores façam a leitura automática de editais, contratos e realizem o preenchimento direto do cadastro do cliente e das nossas apólices“.
Em complemento à GenAI, a seguradora avançou com o formato da apólice digital, reformulando sua interface com base em princípios visuais e estruturais do Visual Law. A iniciativa atende diretamente a demandas identificadas entre corretores, tomadores e, em especial, segurados, que buscavam maior clareza, linguagem simples e facilidade no acesso à informação. A nova estrutura da apólice é composta por menus interativos e diagramas que destacam os principais pontos das suas condições contratuais, sem comprometer a validade jurídica do documento. Essa transformação consolida uma jornada iniciada em 2018, quando a Junto lançou a primeira apólice digital do mercado segurador.
O novo formato da apólice é resultado de um trabalho iniciado em 2023, quando a empresa foi laureada com o Prêmio Intelijur, na categoria de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos. A premiação reforça o valor estratégico das iniciativas adotadas, que não apenas aprimoram a experiência do usuário, mas também elevam os padrões de governança de dados.
“Esse movimento de reengenharia tecnológica se insere em um ambiente mais amplo de mudança no setor de seguros. A digitalização de contratos e a automação das interações entre seguradoras, corretores e clientes tornam-se não apenas desejáveis, mas indispensáveis à medida que aumentam as exigências regulatórias e a complexidade dos negócios”, completa Melo.
Com a dupla entrega, a Junto Seguros dá continuidade à inovação incremental, guiada por demandas diretas do ecossistema de corretores, assessorias e segurados. Ao investir em soluções que integram análise automatizada, arquitetura jurídica acessível e governança de dados, a companhia reafirma seu papel como protagonista na redefinição dos modelos operacionais do Seguro Garantia no Brasil.
Crédito foto:
Crédito texto:
Publicado por:
Desde 1999, nos dedicamos a disseminar informação segura, inteligente e de alta qualidade para o mercado de seguros. Nossa missão é ser a voz e a imagem de um setor essencial, que desempenha um papel crucial na proteção e no planejamento das vidas das pessoas.
Com compromisso e credibilidade, trabalhamos para conectar profissionais, empresas e consumidores, promovendo uma compreensão mais ampla e acessível sobre a importância dos seguros. Nosso objetivo é não apenas informar, mas também inspirar e fortalecer a confiança em um mercado que impacta diretamente a segurança e o bem-estar da sociedade.
JRS.Digital
CNPJ – 41769103000106
Endereço:
Av. Diário de Notícias, 200 – 1.406
Cristal, Porto Alegre (RS)
CEP: 90810-080
Telefone:
(51) 98140-0475 | (51) 99314-9970
Conteúdo e pauta:
redacao@jrscomunicacao.com.br
Comercial:
julia@jrscomunicacao.com.br
Desenvolvido por B36 Marketing | Todos os Direitos reservados JRS.DIGITAL