Seguro Sem Mistério: Magda Truvilhano, da Tokio Marine, aborda as inovações e os diferenciais do Seguro Fiança Locatícia

Episódio tem como foco o Seguro Fiança Locatícia, um produto que vem ganhando força no setor imobiliário.

No mais recente episódio do Seguro Sem Mistério, apresentado por Fernanda Torres, jornalista do JRS, o foco foi um produto que vem ganhando força no setor imobiliário: o Seguro Fiança Locatícia. E quem explicou tudo sobre o tema foi Magda Truvilhano, Superintendente de Produtos RD Massificados da Tokio Marine.

Segundo Magda, o Seguro Fiança Locatícia é uma das três garantias legais possíveis em contratos de locação, ao lado do fiador e da caução. “O seguro entra como uma opção prevista em lei que garante que o proprietário receba o valor do aluguel mesmo em caso de inadimplência do inquilino”, explicou.

Ela destacou que o Tokio Marine Aluguel oferece não só essa proteção básica, como também uma série de coberturas adicionais e diferenciais competitivos. “O produto garante agilidade, com análise de crédito online, envio de documentos e assinatura digital, assegurando que inquilino e proprietário fechem o negócio rapidamente. A locação é um processo que exige pressa e eficiência — e o seguro precisa acompanhar isso.

Magda explicou que a apólice oferece uma alternativa confortável ao inquilino, evita a necessidade de encontrar um fiador, e, ao mesmo tempo, segurança ao proprietário, que conta com a solidez de uma grande Seguradora como a Tokio Marine. Além da cobertura para o aluguel, o produto inclui proteção para encargos como condomínio, IPTU, contas de consumo, pintura, multas contratuais e até danos ao imóvel.

Outro destaque é a variedade de serviços presentes na assistência 24h disponíveis para o inquilino, como chaveiro, eletricista, hidráulica, transporte interno de móveis e até mesmo check-ups em imóveis recém-alugados. “São serviços que fazem diferença no dia a dia, especialmente, na mudança”, disse.

A Superintendente também comentou uma inovação importante da Seguradora: a cobertura para danos e roubos de bens fixos como torneiras, luminárias, chuveiros e espelhos de tomada — itens que muitas vezes podem se perder após a desocupação do imóvel. “Essa dor vinha sendo identificada no mercado. Fomos os primeiros a incluir esses pequenos itens na cobertura de danos ao imóvel, justamente porque escutamos os nossos Parceiros de Negócios e Clientes.

Entre os avanços recentes, está a nova funcionalidade de biometria facial, que foi lançada oficialmente este mês de julho. A medida adiciona uma camada extra de segurança e autenticação para todos os envolvidos no processo de locação. “É uma inovação importante, tanto para o Cliente quanto para o Corretor, pois reduz riscos e agiliza a jornada”, afirmou.

O episódio também tratou do crescimento do mercado. Em 2023, o Seguro Fiança Locatícia cresceu 52%, segundo dados do setor. Magda credita esse aumento a um movimento de transformação cultural e à busca por maior flexibilidade por parte dos brasileiros. “Vimos no Censo de 2022 que há 16 milhões de imóveis alugados no país. Esse número já deve ser maior. E hoje, apenas 14% dessas locações utilizam o produto como garantia. O espaço para crescimento é enorme.

Com relação ao pagamento, Magda reforçou a flexibilidade: “O parcelamento pode ser feito ao longo da vigência do contrato. Isso alivia o impacto financeiro para o inquilino, que paga de forma diluída e com opções como boleto, cartão ou débito automático.

Por fim, a Superintendente deixou uma mensagem direta aos corretores. “Aos profissionais que ainda não exploram esse produto, fica o convite a conhecerem o Fiança Locatícia. É uma oportunidade de diversificar a carteira, oferecer mais valor ao cliente e trabalhar com uma cobertura completa e alinhada às necessidades do mercado. Estamos prontos para atender todos os perfis — residenciais e comerciais, pessoas físicas ou jurídicas.

Assista ao episódio clicando aqui!

Crédito foto:

JRS

Crédito texto:

Fernanda Torres

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS