Túlio Severo: 52 anos da Sabemi, resiliência e um olhar inquieto para o futuro dos seguros

Sabemi tem hoje mais de dois milhões de segurados e segue em expansão sob a liderança de quem nunca parou de sonhar.

Na mais recente edição do programa Seguro Sem Mistério, a jornalista Júlia Senna e o diretor do JRS, Bruno Carvalho, receberam com honras Antônio Túlio Lima Severo, fundador e diretor-presidente da Sabemi, para uma conversa inspiradora sobre legado, inovação, cultura corporativa e os desafios do mercado segurador. Com 87 anos de idade — e prestes a completar 88 em dezembro — Túlio é, além de executivo, ex-piloto, empresário, apaixonado por cavalos e um dos grandes nomes da história dos seguros no Brasil.

Com mais de meio século de atuação, a Sabemi tem hoje mais de dois milhões de segurados e segue em expansão sob a liderança de quem nunca parou de sonhar. “Estabeleça o que você quer, não o que você pode”, afirmou Túlio ao longo da entrevista. A frase é o reflexo de sua filosofia de vida — e o fio condutor que atravessa toda a trajetória da companhia.

A história de Túlio com o mercado de seguros começou por acaso. Após o fim de sua carreira como piloto comercial — afetada por crises econômicas e mudanças na aviação nos anos 1970 — ele recebeu um convite de um ex-colega para atuar como vendedor em uma corretora. Vendeu com excelência e descobriu ali uma vocação: a de se comunicar, convencer e construir relações.

Com carisma, dedicação e espírito empreendedor, fundou a Sabemi em 1973, após adquirir o controle de uma sociedade de previdência privada. Em pouco tempo, transformou a empresa em uma seguradora nacional, expandindo seus negócios para diversos estados. “Eu não sabia nada sobre seguros, mas queria fazer. E fiz”, contou, entre sorrisos, ao relembrar o início da operação.

 

Um vendedor nato com paixão por inovação

Mesmo depois de décadas no comando da companhia, Túlio mantém uma rotina firme de atividade física diária, uma agenda cheia e uma paixão genuína por inovação. “Sou um aprendiz. Não sei tudo, mas quero aprender”, afirmou, destacando que a Sabemi está em plena transformação digital. A meta é ousada: automatizar todos os processos possíveis até fevereiro de 2026 e dobrar o número de segurados até o fim de 2027.

Quando converso com minha equipe, começo perguntando: o que nós queremos? Depois vemos o que é possível. Mas a vontade vem primeiro”, reforçou.

 

Liderança, cultura e legado

Na entrevista, Túlio também falou sobre sua forma de liderar: direta, disciplinada e guiada por propósito. “O ativo mais difícil hoje é gente boa. Queremos colaboradores que tenham brilho nos olhos, mas que sejam competentes”, explicou. Ele reforçou o compromisso com uma cultura de meritocracia e profissionalismo, inclusive dentro da própria família: seus netos trabalham na Sabemi, mas em posições técnicas, e sua filha, Maria Isabel, faz parte do conselho administrativo, junto de nomes como Walter Longo.

Além da transformação digital, a Sabemi também investe fortemente na expansão comercial, com foco no aumento da base de corretores e parcerias estratégicas. Túlio tem liderado pessoalmente a criação de um novo planejamento estratégico e a contratação de gerentes regionais para ampliar a atuação em regiões hoje pouco exploradas.

Temos mais de 60 mil corretores no Brasil. E apenas 800 ativos com a Sabemi? Estamos de brincadeira”, provocou com bom humor. “Vamos fazer diferente, e já temos data para isso acontecer.

Crédito foto:

JRS

Crédito texto:

Julia Senna

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS