O segundo painel da 5ª Maratona da Inovação em Seguros, que ocorreu no Teatro da Unisinos em Porto Alegre, abordou o tema “Protagonismo nos Negócios: Como ampliar as chances de sucesso num mundo em transição”. A condução foi de Walter Longo, estrategista e especialista em inovação, com patrocínio da Sabemi.
Segundo Longo, estamos diante de uma sociedade profundamente marcada pela individualização e pelo imediatismo. “A gestão de dados vai liderar as relações daqui pra frente. Por quê? Porque a internet e o mundo digital mimaram e individualizaram a sociedade. Nunca nós assistimos a uma sociedade tão mimada e individualizada”, destacou.
Para exemplificar essa mudança, o palestrante usou exemplos do dia a dia. Anteriormente, todos assistiam ao mesmo filme no horário estipulado pela emissora de TV; atualmente, cada indivíduo decide o que e quando ver, entre milhões de opções. O mesmo ocorre com hábitos como tomar café, compartilhar refeições em família ou assistir televisão em grupo.
Essa fragmentação de comportamentos reforça a centralidade do Big Data como motor dos negócios modernos. “Se antes Big Data era coisa apenas para empresas muito grandes, hoje qualquer empresa pode assinar um serviço e ter acesso a informações de toda a população brasileira para atuar na sua estratégia. Pessoas não são. Pessoas estão. E esse é um conceito fundamental se quisermos continuar protagonistas”, afirmou.
De acordo com ele, mais importante do que dados demográficos básicos — idade, renda ou profissão — é compreender as relações causais que determinam o comportamento humano. “É possível cruzar informações de perfil digital, consumo de mídia, sensibilidade a preço, interesses e estilo de vida. Isso dá poder para compreender como e por que uma pessoa pode mudar sua forma de consumir ou se relacionar”, reforçou.
Walter também chamou atenção para o impacto da aceleração do tempo na vida contemporânea. Para ele, a velocidade com que mudanças ocorrem provoca uma sobreposição de sintomas que afetam toda a sociedade. “Dizem que depressão é quando você dá excessiva importância ao passado; que stress é quando você foca demais no presente; e que ansiedade é quando você tem foco excessivo no futuro. Hoje estamos com depressão, stress e ansiedade ao mesmo tempo”.
A consequência, segundo ele, é um comportamento fugaz, em que compromissos de longo prazo se tornam cada vez mais raros. “A vida aperta o botão e começa outra. Entre o bico da cegonha e o bico do corvo, a sensação das pessoas é que tudo está cada vez mais rápido. E claro que vender algo de longo prazo nesse contexto é um desafio enorme”, concluiu.
Crédito foto:
Crédito texto:
Publicado por:
Desde 1999, nos dedicamos a disseminar informação segura, inteligente e de alta qualidade para o mercado de seguros. Nossa missão é ser a voz e a imagem de um setor essencial, que desempenha um papel crucial na proteção e no planejamento das vidas das pessoas.
Com compromisso e credibilidade, trabalhamos para conectar profissionais, empresas e consumidores, promovendo uma compreensão mais ampla e acessível sobre a importância dos seguros. Nosso objetivo é não apenas informar, mas também inspirar e fortalecer a confiança em um mercado que impacta diretamente a segurança e o bem-estar da sociedade.
JRS.Digital
CNPJ – 41769103000106
Endereço:
Av. Diário de Notícias, 200 – 1.406
Cristal, Porto Alegre (RS)
CEP: 90810-080
Telefone:
(51) 98140-0475 | (51) 99314-9970
Conteúdo e pauta:
redacao@jrscomunicacao.com.br
Comercial:
julia@jrscomunicacao.com.br
Desenvolvido por B36 Marketing | Todos os Direitos reservados JRS.DIGITAL