Zurich lança solução digital inédita no Brasil para mapear e prever riscos climáticos

Climate Spotlight Core oferece análise de dados interativa para ajudar empresas e governos a se prepararem frente a riscos climáticos e desastres ambientais.
José Bailone, diretor executivo de Seguros Corporativos da Zurich.

 

A Zurich Seguros anuncia o lançamento no Brasil de mais um serviço no leque de soluções da Zurich Resilience Solutions (ZRS), unidade de consultoria e serviços de riscos do Grupo Zurich. Trata-se do Climate Spotlight Core, uma solução inédita no mercado segurador brasileiro que apoia organizações na avaliação de riscos associados a eventos climáticos que possam impactar suas operações, no presente e no futuro.

O Climate Spotlight Core é uma plataforma digital em que empresas ou instituições governamentais podem incluir dados de localização de seus negócios ou mesmo comunidades, e a partir deles, obter uma análise detalhada da exposição desses locais a diferentes tipos de risco, como alagamentos, ondas de calor, chuvas, entre outros. O acesso à plataforma é feito por meio da aquisição de licenças de uso.

A plataforma utiliza uma robusta base de dados, baseados na expertise de mais de 150 anos da Zurich em gestão de riscos, para avaliar os mais variados tipos de eventos climáticos e seus impactos nos negócios ou comunidades, a curto, médio e longo prazo”, explica José Bailone, diretor executivo de Seguros Corporativos da Zurich. “É uma ferramenta valiosa, que pode servir para o apoio à tomada de decisões de empresas de todos os portes e setores, governos, prefeituras, entre outras organizações, especialmente em um cenário de mudanças climáticas, em que a prevenção é essencial para mitigar perdas”.

Além de avaliar os riscos climáticos considerando períodos de 5 em 5 anos até 2100, Bailone pontua que outro diferencial da plataforma é levar em conta diferentes cenários de aumento da temperatura global (1,5ºC, 2,0°C e 2,5°C, conforme estabelecido pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, o IPCC).

Isso significa que a plataforma permite avaliar os riscos a que cada local estará exposto não só considerando o presente e diferentes horizontes de tempo no futuro, mas também diferentes cenários conforme a evolução da temperatura global, e consequentemente, seus impactos na frequência e severidade de cada risco climático”, complementa o diretor. “Esse nível de detalhamento é essencial para a adoção de medidas de prevenção mais assertivas diante dos riscos que todos enfrentaremos no futuro”.

A plataforma é interativa e permite a avaliação de doze tipos de riscos: precipitação, alagamento, granizo, vendaval, ondas de calor ondas, frio, secas, queimadas, ressaca, aumento do nível do mar, terremoto e tornados. De forma simples e rápida, os clientes podem fazer o upload dos seus respectivos dados de localização, até 100 locais, para produzir um dashboard interativo.

A partir de uma ampla variedade de parâmetros, é possível realizar uma análise aprofundada do território, identificar perigos potenciais (por exemplo, quais localidades estão mais expostas a que tipo de risco), e obter insights estratégicos baseados na localização geográfica. Em poucos minutos, um relatório de análise é produzido para resumir as principais descobertas.

 

Perdas econômicas

Vale destacar que fenômenos climáticos intensos, como calor extremo, longos períodos de seca e enchentes, podem gerar sérios prejuízos, que afetam a economia e comprometem a saúde da população.

No Brasil, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que os desastres ambientais ocasionaram perdas superiores a R$ 732 bilhões entre 2013 e 2024. Outro estudo, este da Deloitte, revelou que as mudanças climáticas poderão levar a perdas econômicas de US$ 17 trilhões na América do Sul entre 2021 e 2070.

A intensificação dos eventos climáticos extremos exige uma resposta cada vez mais estratégica e baseada em dados. Com o lançamento do Climate Spotlight Core no Brasil, queremos apoiar empresas e instituições públicas a entenderem melhor seus riscos, adaptarem suas operações e tomarem decisões mais seguras e sustentáveis. Essa solução reflete nosso compromisso global com a resiliência e a prevenção de perdas antes que elas aconteçam”, afirma Jose Bailone.

Além da plataforma, o time de engenharia de riscos da Zurich também oferece suporte especializado caso haja necessidade de informações adicionais, análises mais aprofundadas ou apoio na construção de planos de gestão e mitigação dos riscos.

A consultoria dos engenheiros de riscos viabiliza a análise de um número irrestrito de localidades, de mais parâmetros de risco para análise e métricas customizadas de negócios, como número de empregados afetados, lucros cessantes gerados e dependência de fornecedores estratégicos – este serviço é chamado de Climate Spotlight Expert, e já integrava os serviços oferecidos pela Zurich no Brasil.

Acreditamos que a inovação aliada ao conhecimento técnico é fundamental para promover a adaptação climática. O conjunto de soluções Climate Spotlight representa um passo importante na democratização do acesso a análises de risco de qualidade, permitindo que mais organizações sejam norteadas com base em dados concretos e se preparem melhor para os desafios do futuro”, finaliza José Bailone, diretor executivo de Seguros Corporativos da Zurich Seguros.

Crédito foto:

Divulgação Zurich Seguros

Crédito texto:

Zurich Seguros

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS