Seguros na COP30: Lincoln Alves fala sobre a estratégia do governo para cidades resilientes

A websérie contará com 10 episódios, conduzidos pelo jornalista Vagner Ricardo, para tratar sobre resiliência e mudanças climáticas.

O terceiro episódio da série especial “Seguros na COP30” vai ao ar nesta quinta-feira (18), às 13h, dentro do canal SeguroPod. No programa, Lincoln Muniz, coordenador geral do Ministério do Meio Ambiente, detalha a estratégia do governo para fortalecer a resiliência dos municípios brasileiros frente aos desafios climáticos.

No centro da conversa está o Adapta Cidades, uma iniciativa governamental que visa capacitar centenas de municípios a desenvolver e implementar seus próprios planos de adaptação, com foco em ações concretas, financiamento e na parceria entre os setores público e privado, incluindo o mercado de seguros. Com a COP30 em Belém (PA) se aproximando, o diálogo é fundamental para entender como o Brasil está se posicionando para liderar pelo exemplo na agenda global de adaptação, transformando desafios em oportunidades.

Neste episódio, o coordenador do MMA aborda, ainda, temas cruciais como:

  • Financiamento Climático: De onde virão os recursos para implementar os planos de adaptação e qual o papel do Fundo Verde para o Clima?
  • O Papel do Setor de Seguros: Como as seguradoras, que já “pagam a conta” dos desastres, podem colaborar com dados e expertise para a prevenção.
  • Brasil na COP30: A estratégia para transformar a conferência na “COP da Ação” e posicionar o país como um hub global de soluções em adaptação.
  • Parceria Público-Privada: Porque a colaboração entre governo, sociedade civil e setor privado é indispensável para o sucesso da agenda climática.
  • Do Papel à Prática: Os desafios para garantir que os planos de adaptação municipais sejam, de fato, implementados e não fiquem na gaveta.

 

Apresentado pelo jornalista Vagner Ricardo, editor da Revista de Seguros, o programa será transmitido no Spotify e no YouTube da CNseg, todas as quintas-feiras, às 13h, até o dia 6 de novembro, e reforçam o protagonismo da CNseg na construção de soluções que unem inovação, proteção financeira e sustentabilidade.

 

Ao longo das semanas, outros especialistas, executivos e autoridades públicas compõem a programação:

  • Augusto Braun (Confederação Nacional dos Municípios) fala sobre a gestão municipal diante dos desafios da emergência climática;
  • Roberto Santos, presidente do Conselho Diretor da CNseg destaca como seguradoras estão se preparando para o novo cenário climático;
  • Vinícius Brandi (Ministério da Fazenda) e Helena Venceslau (Ministério do Planejamento e Orçamento) abordam os desafios legislativos e regulatórios;
  • Gilberto Martins (Anfavea) fala sobre os impactos da transição climática na indústria;
  • Manoel Renato (Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos) destaca os desafios da infraestrutura e da resiliência urbana;
  • Deputado Fernando Monteiro (Republicanos-PE) comenta o papel do Legislativo na agenda climática;
  • Claudia Prates, diretora de Sustentabilidade da CNseg, e Gustavo Brum, superintendente-executivo da CNseg encerram a temporada com reflexões sobre adaptação e governança climática.

Crédito foto:

Divulgação CNseg

Crédito texto:

CNseg

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS