Enquanto boa parte da população apenas observa a estrada pela janela, eles vivem o asfalto. São os motoristas que cruzam o país todos os dias, enfrentando desafios e levando progresso para todos os cantos do Brasil. Foi para dar voz a esses profissionais que nasceu o projeto Vida no Volante, uma iniciativa da transportadora Vitlog, que percorre o Brasil registrando, em conteúdo real e sensível, a rotina de quem está por trás do volante.
A Delta Global é uma das empresas que decidiram apoiar a ação — e faz isso colocando à disposição sua tecnologia mais ágil e sustentável: o Delta Tracker Solar, rastreador sem fio, alimentado por energia solar, que acompanha em tempo real a jornada da equipe da campanha por todo o território nacional.
“O que me chamou atenção no Vida no Volante foi o foco no ser humano. A gente fala muito de tecnologia, eficiência, segurança… mas tudo isso só faz sentido quando valoriza quem realmente move o transporte: os motoristas”, destaca Nilton Costa, Head de Telemetria e Rastreamento da Delta Global.
A campanha já passou por estados como Mato Grosso e o Nordeste, sempre ouvindo histórias reais de caminhoneiros, revelando suas dificuldades, conquistas e a visão de mundo de quem vê o país pelas estradas. A iniciativa resultará em um curta-metragem e em diversos conteúdos digitais, com o propósito de humanizar a profissão e incentivar novas gerações a enxergarem o transporte como uma carreira de valor.
“Apoiar ações assim é essencial para a Delta porque a nossa missão sempre foi melhorar a vida de quem está na ponta. A tecnologia tem que servir as pessoas, não o contrário”, afirma Nilton.
“Valorizar o profissional do volante é reconhecer o papel estratégico que eles têm na economia e na sociedade.”
De acordo com Marcus Couto, Diretor da Vitlog, o projeto foi pensado ainda em 2024, como uma verdadeira campanha de valorização da profissão de motorista. “Eu entendia que esse projeto precisava ter mais gente junto, quase como um manifesto. A ideia era não só rodar o Brasil visitando clientes e filiais — como já fazemos com o nosso projeto Brasis da Vitlog — mas também parar, conversar, ouvir os motoristas. Suas histórias, receios, bastidores e, principalmente, seus sonhos.”
Para Marcus, o grande privilégio da campanha é poder estreitar o relacionamento entre empresas, sociedade e os profissionais da estrada: “Todos falam das suas famílias. Isso gera uma emoção muito grande. Humanizar essa profissão, que tantas vezes é invisibilizada, tem sido um privilégio. A gente quer mostrar que se preocupa com o motorista, que valoriza seu papel — e isso também fortalece nossa marca como empregadora. Hoje, toda empresa de transporte enfrenta desafios de contratação e retenção.”
Tecnologia que acompanha com sensibilidade
O Delta Tracker Solar, equipamento utilizado na campanha, é fixado de forma simples sobre o veículo e fornece dados como localização, velocidade e distância percorrida. A informação fica visível em uma landing page pública, permitindo que todos acompanhem em tempo real a jornada da equipe do Vida no Volante.
Parceira da Vitlog em sua operação logística, a Delta Global já fornece tecnologia de rastreamento para toda a frota da empresa. Agora, esse recurso também se torna parte do registro da campanha — transformando dados em narrativa, e tecnologia em conexão.
Dia do Motorista: um convite à reflexão
Com o Dia do Motorista (25 de julho), o Vida no Volante reforça a importância de reconhecer e valorizar esses profissionais que mantêm o Brasil em movimento. Segundo Marcus, o maior resultado do projeto até agora está em algo simples, mas profundo:
“Mesmo que eu não tenha o reconhecimento todo, eu fico feliz de ser quem eu sou. A gente ouviu isso de muitos motoristas. Eles carregam mercadorias, sonhos e orgulho. Sem eles, o Brasil parava.”
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