Na manhã do segundo dia (10) do South Summit Brazil 2025, os convidados da missão especial promovida pela Icatu, Rio Grande Seguros e AMCHAM participaram de uma MasterClass exclusiva com Leandro Balbinot, atual CTO/CIO da rede norte-americana Whole Foods Market e vice-presidente de Tecnologia da Amazon. O encontro aconteceu no FloWork, em Porto Alegre, e foi marcado por provocações práticas e inspiradoras sobre como inovar com consistência e foco em resultados reais.
Balbinot trouxe uma abordagem franca e orientada à experimentação, destacando que inovar vai muito além de ter ideias brilhantes: “Inovação não é ter a ideia, é executar a ideia”, afirmou. Para ele, o processo de inovação exige escuta ativa, resiliência e, acima de tudo, disposição para aprender com os erros. “Na Amazon, sabemos que vamos errar. Isso faz parte do caminho até o acerto. Tudo é um teste”, declarou.
Durante a apresentação, Balbinot apresentou o Experimentation Framework, estrutura utilizada em seus times para guiar o ciclo de inovação. O modelo passa por oito etapas fundamentais, desde a identificação do problema até a tomada de decisões baseadas em dados reais, com possibilidades como pausar, parar, pivotar, pilotar ou expandir um projeto. “A coisa que mais tem autoridade na Amazon é o dado. E isso é muito respeitado”, destacou o executivo.
Para ele, o segredo está em manter o foco no problema e não se apaixonar cegamente pela ideia. “Tecnologia nunca deve ser o ponto de partida. A pergunta principal é: qual o problema que você quer resolver? Tomara que não precise de inteligência artificial, porque é caro pra caramba”, brincou.
Balbinot também enfatizou a importância da escalabilidade desde o início de um projeto e da construção de modelos adaptados à realidade de cada mercado. “A Amazon Brasil ainda está aprendendo, entendendo o país. Não adianta querer replicar um modelo dos Estados Unidos sem considerar a logística e a cultura local”, comentou.
Com um tom descontraído e repleto de exemplos práticos, o executivo deixou claro que inovação de verdade precisa ser mensurável, centrada no cliente e guiada por uma tese clara de valor. “Experiência é o nome que damos para os erros que cometemos no passado”, concluiu.
O encontro integrou a programação paralela da Missão South Summit 2025 e reforçou o compromisso das empresas envolvidas em fomentar o ecossistema de inovação com conteúdo relevante, networking estratégico e aprendizados aplicáveis ao dia a dia de negócios que querem transformar o presente com visão de futuro.
Crédito foto:
Crédito texto:
Publicado por:
Desde 1999, nos dedicamos a disseminar informação segura, inteligente e de alta qualidade para o mercado de seguros. Nossa missão é ser a voz e a imagem de um setor essencial, que desempenha um papel crucial na proteção e no planejamento das vidas das pessoas.
Com compromisso e credibilidade, trabalhamos para conectar profissionais, empresas e consumidores, promovendo uma compreensão mais ampla e acessível sobre a importância dos seguros. Nosso objetivo é não apenas informar, mas também inspirar e fortalecer a confiança em um mercado que impacta diretamente a segurança e o bem-estar da sociedade.
JRS.Digital
CNPJ – 41769103000106
Endereço:
Av. Diário de Notícias, 200 – 1.406
Cristal, Porto Alegre (RS)
CEP: 90810-080
Telefone:
(51) 98140-0475 | (51) 99314-9970
Conteúdo e pauta:
redacao@jrscomunicacao.com.br
Comercial:
julia@jrscomunicacao.com.br
Desenvolvido por B36 Marketing | Todos os Direitos reservados JRS.DIGITAL