Antes mesmo da abertura oficial do South Summit Brazil 2025, a cidade de Porto Alegre já pulsava inovação. Na terça-feira (8), a terceira edição da Missão South Summit, promovida pela Icatu, Rio Grande Seguros e Amcham-RS, deu início a uma jornada de quatro dias dedicada ao empreendedorismo, à tecnologia e à transformação dos negócios. A iniciativa reuniu 100 convidados estratégicos — executivos, empresários, investidores e líderes do mercado de seguros e de outros setores — em uma imersão com programação paralela e conteúdos de alto impacto.
“Temos que parar em alguns momentos para entender o que está acontecendo dentro e fora das nossas corporações para continuarmos inovando”, destacou César Saut, vice-presidente da Icatu e presidente da Rio Grande Seguros e Previdência. “A inteligência artificial torna o ser humano expandido, e o South Summit torna o parceiro expandido”, completou, reforçando o propósito da missão: provocar novas formas de pensar e agir nos negócios.
A programação começou com uma roundtable no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, reunindo representantes de instituições como Gerdau, SAP, Warren, Marcopolo, Randon, Tecnopuc, Tecnosinos e Aliança Empresarial. Os conteúdos foram pensados para gerar provocações e conexões reais.
Segundo Leonardo Neustadt, diretor da Icatu, o formato adotado — iniciando a missão um dia antes do evento — já havia sido testado em 2024 e mostrou-se tão produtivo que se tornou prática permanente. “A ideia é provocar mesmo. Provocar cada participante a pensar diferente, repensar o seu negócio, observar o que está surgindo de novo que possa ser trazido para sua realidade”, explicou.
Com curadoria de conteúdo e uma seleção propositalmente heterogênea de participantes, a proposta é unir executivos de grandes empresas, empreendedores, profissionais de tecnologia, inteligência artificial, corretores de seguros e escritórios de investimento em um mesmo ambiente. “Essa diversidade gera um networking riquíssimo e resultados altamente positivos, como já vimos nas edições anteriores”, afirmou Leonardo.
Marcelo Rodrigues, diretor executivo de inovação e novos negócios da Amcham-RS, destacou a importância da troca entre os participantes. “A alta performance conectada à inteligência artificial vai acelerar os negócios em diferentes frentes. Por isso, reunimos aqui parceiros do Brasil inteiro, de diferentes setores. Nosso papel é não só oferecer respostas, mas ajudar a fazer melhores perguntas — inclusive para a inteligência artificial”, afirmou.
Entre os destaques do primeiro dia, Giuliano Cardozo, head de inovação da Gerdau, apresentou a governança do portfólio digital da companhia, com foco em projetos transformacionais e experimentação. “A tendência natural é aprovar apenas o que traz resultado financeiro imediato, mas inovação exige coragem e visão de longo prazo”, defendeu.
O superintendente do Tecnopuc, Jorge Audy, reforçou que o maior desafio da inovação no Brasil é a educação. “Temos que sair da zona de conforto, unir universidades, empresas e governos, e pensar em como reter talentos e criar oportunidades em um país ainda profundamente assimétrico”, pontuou.
Lara Thomazini, CMO da Warren, falou sobre como a empresa está descomplicando os investimentos, enquanto Márcia Capelari, da Aliança Empresarial, trouxe à tona um ponto provocativo: “Tem muita gente jovem de 60 e 70 anos criando startups. O ecossistema precisa parar de focar o problema só nos jovens”.
Já João Trindade, da SAP, destacou que a empresa está sentada em uma “mina de ouro de dados empresariais” e que o desafio é transformá-los em agentes de inteligência artificial generativa. A SAP, segundo ele, quer combinar seu know-how em gestão com as possibilidades da IA para acelerar a transformação digital.
No encerramento do primeiro dia, Alexandre Cruz, da Marcopolo, compartilhou três cases que mostram a inovação na prática — incluindo a criação do Marcopolo Venture Partners e o projeto Volare Autônomo — enquanto Daniel Martin Ely, da Randon, mostrou como a Rands já atua como plataforma de serviços financeiros, com investimentos robustos em seguros e consórcios.
A programação segue até quinta-feira (11), com destaque para uma masterclass privada no FloWork com representantes globais da Amazon, Whole Foods e Amazon Fresh. “Mais do que acompanhar o South Summit, essa missão transforma o evento em um espaço de construção coletiva de ideias, negócios e conexões com impacto real”, conclui Marcelo Rodrigues.
Crédito foto:
Crédito texto:
Publicado por:
Desde 1999, nos dedicamos a disseminar informação segura, inteligente e de alta qualidade para o mercado de seguros. Nossa missão é ser a voz e a imagem de um setor essencial, que desempenha um papel crucial na proteção e no planejamento das vidas das pessoas.
Com compromisso e credibilidade, trabalhamos para conectar profissionais, empresas e consumidores, promovendo uma compreensão mais ampla e acessível sobre a importância dos seguros. Nosso objetivo é não apenas informar, mas também inspirar e fortalecer a confiança em um mercado que impacta diretamente a segurança e o bem-estar da sociedade.
JRS.Digital
CNPJ – 41769103000106
Endereço:
Av. Diário de Notícias, 200 – 1.406
Cristal, Porto Alegre (RS)
CEP: 90810-080
Telefone:
(51) 98140-0475 | (51) 99314-9970
Conteúdo e pauta:
redacao@jrscomunicacao.com.br
Comercial:
julia@jrscomunicacao.com.br
Desenvolvido por B36 Marketing | Todos os Direitos reservados JRS.DIGITAL