Participação feminina na previdência privada cresce significativamente, revela estudo

Em 10 anos, número de investidoras na Brasilprev mais do que dobrou, e a reserva acumulada quase quintuplicou
Tablet de mão de mulher com rede na tela

Um estudo recente da Brasilprev, empresa de previdência privada da BB Seguros, revela um aumento significativo da participação feminina na base de clientes da companhia. Em 10 anos, o número de investidoras mais que dobrou, passando de 582 mil em 2015 para 1,3 milhão em 2025. A reserva acumulada por elas também apresentou um crescimento expressivo, saltando de R$ 43,2 bilhões para R$ 203 bilhões no mesmo período.

Os dados demonstram que as mulheres estão cada vez mais conscientes da importância do planejamento financeiro. Essa tendência está em linha com o estudo “Raio X do Investidor Brasileiro”, da Anbima em parceria com o Datafolha, que aponta que 47% delas pretendem investir em 2025 buscando proteção financeira.

A presidente da Brasilprev, Ângela Assis, reforça a importância da previdência privada para este fim. “A transformação no perfil de investimento das mulheres representa uma mudança cultural importante, onde elas assumem protagonismo na gestão do seu futuro e na busca por mais segurança”, afirma. “O portfólio de estratégias da Brasilprev foi desenvolvido com o objetivo de empoderar esta jornada, oferecendo soluções flexíveis e personalizadas”.

Outros dados relevantes do estudo:

  • Faixa Etária: a média de idade das investidoras aumentou de 44 para 56 anos, indicando que a preocupação com a previdência privada se intensifica com o passar do tempo.
  • Região: a região Sudeste concentra o maior número de clientes mulheres (659 mil), refletindo a maior concentração populacional e o desenvolvimento econômico da região.
  • Planos Júnior: As mulheres são o público que mais contratam planos Júnior, demonstrando a preocupação em garantir o futuro financeiro de seus dependentes desde cedo. Nos últimos 4 anos, elas foram responsáveis pela contratação de 221.531 planos, enquanto os homens contrataram 199.569.
Gráfico Brasilprev
Gráfico Brasilprev

Crédito foto:

Freepik

Crédito texto:

Gea Comunicação

Publicado por:

Picture of Bruna Nogueira

Bruna Nogueira