Qual é a conexão entre o mercado de seguros e os ecossistemas de inovação?

Uma imersão estratégica em inovação, conhecimento e conexões que expandem os horizontes do setor de seguros no South Summit Brazil 2025.

O primeiro dia do South Summit Brazil 2025 trouxe mais do que conteúdo de alto nível e networking qualificado. Para os convidados da comitiva da Icatu, Rio Grande Seguros e AMCHAM, a participação no evento representa uma verdadeira imersão em ideias que desafiam os modelos tradicionais de negócios — especialmente para quem atua no setor de seguros.

Pelo terceiro ano consecutivo, a caravana liderada pelas três instituições oferece aos participantes uma curadoria especial, com acesso direcionado às trilhas de conteúdo mais conectadas às transformações do mercado. E essa proposta de aprendizado e troca tem gerado reflexões profundas.

Fernando Zingano, diretor da Cabergs Seguros, destaca o papel estratégico do evento na busca por soluções inovadoras. “O bom de participar da caravana é que a gente tem uma curadoria toda especial dentro das trilhas que nos interessam. Seguros e trilhas de saúde são convergentes para as questões das empresas onde eu atuo. O grande insight é perceber que o mercado segurador, com o que já tem hoje, chegou a um certo teto de crescimento. Estar aqui nos permite conviver com outros ecossistemas e enxergar soluções que podem romper essa barreira da penetração do seguro.”

A presença no South Summit também é vista como um reconhecimento. Ricardo Rezende, corretor de seguros convidado, valoriza o cuidado com que os parceiros foram selecionados: “São poucas vagas, então a gente fica muito feliz em estar participando novamente. A Icatu e a Rio Grande demonstram valorização pelos seus parceiros e a gente tem que retribuir isso com novos negócios e ampliação de mercado.”

Ricardo também celebra a riqueza do conteúdo e das conexões: “Foi um dia muito rico de conhecimento e de compartilhamento. É muito bom entender o que se passa na cabeça das lideranças e se conectar com quem faz o que a gente faz. Hoje sigo aproveitando as palestras e fazendo networking — que é o que a gente mais quer fazer aqui.”

A missão, que integra visitas, palestras e experiências em diferentes polos de inovação de Porto Alegre, segue até sexta-feira, 11 de abril. Além da programação oficial do South Summit, os convidados ainda participam de encontros exclusivos que passam pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, pelo Instituto Caldeira, entre outros locais.

Crédito foto:

Filipe Tedesco

Crédito texto:

Júlia Senna

Publicado por:

Picture of Bruno Carvalho

Bruno Carvalho