SindsegSC presente no Conseguro 2025

Presidente João Amato e Gerente Executiva Siméia Heleodoro prestigiaram o evento realizado no dia 27 de maio em São Paulo.

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) realizou, no dia 27 de maio, a terceira edição do Conseguro, no World Trade Center, em São Paulo, e o SindsegSC esteve presente no evento sendo representado pelo presidente João Amato, e pela gerente executiva, Siméia Heleodoro. Ambos participaram dos painéis e aproveitaram o encontro para reforçar laços e conexões com as lideranças do mercado de seguros nacional.

Reconhecido como o principal encontro nacional do mercado brasileiro de seguros, o evento apresentou uma visão estratégica de futuro para os segmentos de seguros e resseguros. O Conseguro 2025 reuniu lideranças empresariais, autoridades governamentais e formadores de opinião para discutir a agenda de competitividade do setor e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Entre os destaques da programação, o presidente do SindsegSC, João Amato, ressaltou a palestra de David Roberts, “Seguros 4.0: reflexos da transformação tecnológica no futuro do mercado”, além dos demais painéis que trouxeram reflexões provocativas para o público presente. Temas como “A importância da segurança jurídica para o crescimento do mercado segurador”, “O papel do setor de seguros no enfrentamento da transição climática” e “Tecnologia e inovação para diversificação de produtos” impulsionaram o debate sobre os caminhos e desafios do setor.

Para Amato, esta edição foi histórica para o mercado segurador, já que convidou para a reflexão sobre as transformações que estão para vir. “Os desafios são grandes: a diversificação de produtos e a ampliação do acesso ao mercado exigem análises profundas de toda a cadeia econômica do país, especialmente diante da transição climática. Por isso, é fundamental estarmos em constante evolução. O mercado de seguros é um braço essencial do Brasil neste momento em que enfrentamos desafios econômicos, sociais e ambientais que reforçam a urgência por proteção”, afirmou.

No painel mediado pelo presidente da FenaPrevi, Edson Franco, intitulado “O papel do setor de seguros no enfrentamento da transição climática”, a diretora-executiva da COP30, Ana Toni, destacou várias vezes que a crise climática tende a se agravar, acompanhada do aumento das perdas e incertezas. No entanto, ela ressaltou o papel estratégico do setor de seguros, que possui conhecimento técnico, dados e ferramentas fundamentais para uma gestão de riscos mais eficiente.

Entre os diversos pontos abordados, merece destaque a informação de que o setor segurador está ativamente envolvido na elaboração dos 16 planos setoriais que o Brasil apresentará na COP30, que acontece em 25 de novembro, em Belém (PA).

A gerente executiva do SindsegSC, Siméia Heleodoro, que também prestigiou o evento, destacou a importância desta edição histórica para as lideranças do mercado de seguros. “O Conseguro, por ter sido uma edição profundamente provocativa no sentido de estimular a
reflexão sobre nossas ações e contribuições para o presente e o futuro, foi também um momento extremamente rico em conteúdo e networking. Na palestra de abertura, por exemplo, David Roberts apresentou temas de grande impacto, como os robôs humanoides, as vacinas contra doenças graves, dados estatísticos e a Inteligência Artificial (IA). Assuntos fundamentais para o setor segurador, principalmente no uso de dados para prever riscos e desenvolver produtos cada vez mais alinhados às necessidades do consumidor”, comentou Heleodoro.

Crédito foto:

Divulgação SindsegSC

Crédito texto:

SindsegSC

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS