Sompo é reconhecida entre os Top 30 Workplace Mental Health™ Brasil 2025

Selo destaca organizações que se destacam por práticas consistentes, mensuráveis e alinhadas à ciência para promover ambientes psicologicamente seguros.
Roberta Caravieri recebe o troféu do Top 30 Workplace Mental Health™ Brasil 2025.

 

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, conquistou o reconhecimento Top 30 Workplace Mental Health™ Brasil 2025, iniciativa da MIT Sloan Management Review Brasil, Great People Mental Health (GPMH) e Telavita, que avaliou mais de mil organizações em todo o país para chegar ao resultado e reconhecer as 30 que apresentam os melhores resultados em saúde mental, escuta ativa e ambiente de trabalho seguro.

O ranking utiliza dados reais, metodologia rigorosa e total confidencialidade para analisar a maturidade das práticas relacionadas à saúde mental, qualidade de vida, prevenção e governança do cuidado.

Ser reconhecida entre os Top 30 Workplace Mental Health™ Brasil 2025 reforça que estamos no caminho certo ao tratar saúde mental como um pilar estratégico, e não como uma ação pontual”, afirma Roberta Caravieri, Diretora de RH e Sustentabilidade na Sompo. “Queremos que as pessoas se sintam seguras para ser quem são, para ter o suporte adequado quando necessário e para conciliar vida pessoal e profissional com mais equilíbrio. Colocar a saúde mental no centro da gestão é, para nós, uma forma de fortalecer vínculos, engajamento e uma cultura que valoriza o ser humano em primeiro lugar”, destaca a executiva complementando que a visão de cuidado na Sompo está diretamente ligada ao sentimento de pertencimento.

 

Compromisso estruturado com qualidade de vida desde 2018

A Sompo já acumula um histórico robusto de iniciativas que colocam as pessoas no centro da estratégia corporativa. Desde 2018, a companhia mantém um programa estruturado de Qualidade de Vida, muito antes da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passou a exigir a gestão dos riscos psicossociais, com vigência prevista a partir do próximo dia 26 de maio (Portaria MTE nº 765/2025). Mesmo antes de os parâmetros de gerenciamento de riscos ocupacionais terem sido inseridos na norma pela Portaria MTE nº 1.419/2024, a Sompo já estava aderente às diretrizes e avançava em uma atuação que combina prevenção, maturidade organizacional e cultura genuína de cuidado.

Um dos pilares dessa jornada é o programa “Você na Sua Melhor Versão”, que reúne ações contínuas voltadas aos pilares mental, físico e financeiro, entre elas:

  • Atendimento médico e acupuntura dentro da empresa. Somente em 2025, foram realizados 718 atendimentos médicos e 228 atendimentos ambulatoriais, o que demonstra a relevância desses recursos no cotidiano das pessoas;
  • Sessões de quick massage feita por profissionais com deficiência visual, promovendo bem-estar e inclusão produtiva;
  • Palestras, campanhas educativas e programa anual de vacinação contra a gripe, oferecido de forma gratuita aos colaboradores e subsidiada para familiares;
  • Plano de saúde totalmente subsidiado, com atendimento psicológico, além do apoio da empresa consultora de benefícios para orientação sobre procedimentos relacionados aos planos, agendamentos e reembolsos;
  • Programa de Apoio ao Empregado (PAE), com suporte psicológico, financeiro e jurídico para colaboradores e dependentes;
  • Políticas de flexibilidade, como horário flexível e modelo híbrido, que estabelece a presença no escritório apenas oito vezes por mês;
  • Benefícios ampliados de parentalidade, com licença estendida e possibilidade de home office integral até que o bebê complete 12 meses, tanto para mães quanto para pais, além de programa de orientações desde o pré-natal até o puerpério. Esses benefícios são válidos para qualquer situação de parentalidade, o que inclui pais e mães adotivos ou não ou casais homoafetivos;
  • Incentivo à prática esportiva por meio da participação em corridas corporativas com propósito social e ambiental, fortalecendo o vínculo entre saúde, bem-estar e responsabilidade socioambiental.

 

Essas iniciativas se refletem diretamente na percepção interna: segundo levantamento da Great Place to Work (GPTW) 2025, Qualidade de Vida é o principal motivo para as pessoas permanecerem na Sompo (47%), seguida por Crescimento & Desenvolvimento (25%), Alinhamento com Valores (14%) e Remuneração e Benefícios (11%). Em 2025, a empresa também foi reconhecida pela consultoria Great Place to Work (GPTW) como uma das seis empresas Destaque em Saúde Mental, entre cerca de 60 organizações avaliadas, reforçando a consistência da jornada.

Os indicadores internos de clima e engajamento mostram os efeitos dessa cultura: a Sompo registra alto nível de engajamento, turnover controlado e tempo médio de casa elevado, evidenciando confiança, estabilidade e alinhamento entre as pessoas e a companhia.

Cuidar da saúde mental das pessoas não é apenas um tema de responsabilidade social ou de conformidade regulatória; é uma escolha de gestão que impacta diretamente produtividade, inovação e sustentabilidade do negócio. Ambientes saudáveis geram times mais engajados, relações de confiança e decisões melhores”, considera Celso Ricardo Mendes, Diretor Executivo da Sompo. “Quando olhamos para o futuro da Sompo, enxergamos a saúde mental como parte intrínseca da nossa estratégia de qualidade de vida das pessoas. Avançar em práticas alinhadas às melhores referências globais, dialogar com normas como a NR‑1 e participar de iniciativas sérias e baseadas em dados reforça nossa responsabilidade com um crescimento que seja, ao mesmo tempo, sólido e humano”.

 

O Selo WMH

Iniciativa da GPMH, Telavita e MIT Sloan Management Review Brasil, que reconhece empresas que colocam a saúde mental no centro da gestão. O WMH valoriza práticas consistentes, mensuráveis e alinhadas à NR-1, promovendo ambientes de trabalho mais saudáveis, humanos e sustentáveis.

Crédito foto:

Divulgação Sompo

Crédito texto:

Sompo

Publicado por:

Picture of Redação JRS

Redação JRS