Tecnologia redefine o acesso à saúde e consultas virtuais ganham espaço

Através de consultas, monitoramentos e diagnósticos realizados à distância, barreiras geográficas são rompidas e profissionais e pacientes são aproximados.

Em situações em que ir a um consultório médico representa um desafio, como em áreas remotas, a telemedicina tem transformado o acesso à saúde. Pessoas que antes tinham que lidar com grandes deslocamentos, esperas demoradas e a falta de especialistas, com esse serviço se beneficiam de consultas online, que proporcionam rapidez e comodidade, e também renovam a perspectiva de ter acesso a um bom atendimento.

Através de consultas, monitoramentos e diagnósticos realizados à distância, barreiras geográficas são rompidas e profissionais e pacientes são aproximados. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil possui mais de 575 mil médicos ativos, representando uma média de 2,81 profissionais para cada mil habitantes. Contudo, essa distribuição não é uniforme. A região Norte, por exemplo, apresenta a menor proporção de médicos do país, com apenas 1,73 por mil habitantes, bem inferior à média nacional.

Esse déficit compromete a oferta de atendimento médico, reforçando a importância da telemedicina para suprir a carência de profissionais e garantir assistência à população. A telemedicina permite que pacientes recebam atendimento de qualidade mesmo em locais onde há escassez tanto no setor público quanto no privado“, afirma Diovani Urbim, Diretor da Vital Help, referência no setor.

A telemedicina não é apenas uma inovação tecnológica, mas um avanço fundamental para a criação de um sistema de saúde mais igualitário e acessível. “Ao integrar comunidades distantes ao sistema de saúde tradicional, desempenha um papel crucial na promoção da equidade e na redução das desigualdades regionais. A virtualização das consultas médicas se confirma como um passo significativo rumo a um futuro onde a distância não é mais um obstáculo para o acesso a um atendimento médico de qualidade”, comenta.

Além disso, o executivo destaca que o compromisso e responsabilidade com os dados pessoais dos pacientes é um cuidado da Vital Help, resguardando o sigilo médico-paciente. “Utilizamos sistemas robustos que garantem a proteção dos dados, assegurando que as informações pessoais e clínicas sejam tratadas com segurança”, esclarece.

Essa proteção dos dados não se limita à privacidade dos pacientes, mas também à qualidade e à transparência do atendimento. “A confiança na plataforma de telemedicina é um dos pilares para o sucesso dessa prática, e investir em tecnologia de ponta é fundamental para manter a integridade do processo”, finaliza.

Crédito foto:

Freepik

Crédito texto:

Fernanda Torres

Publicado por:

Picture of Helena Toniolo

Helena Toniolo